A posição da Igreja sobre o homossexualismo

Durante a Jornada Mundial da Juventude, um grupo de aproximadamente 2 mil pessoas homossexuais resolveram fazer um protesto contra a presença do Papa Bento XVI em Madri.

Umas das táticas adotadas pelos manifestantes foi um beijaço gay enquanto o Sumo Pontífice passava pelas ruas da cidade, como forma de constranger e provocar o Papa e todos os fiéis católicos presentes.

Essas e outras formas de manifestações estão cada vez mais frequentes. De acordo com esse segmento, aIgreja Católica é extremamente conservadora, preconceituosa, homofóbica, não respeitando o direito à liberdade da escolha sexual de cada indívíduo. O assunto gera polêmica até mesmo dentro da Igreja, dividindo opniões entre católicos, principalmente quando sacerdotes figuram como protagonistas da história.


>>Mas afinal de contas, como a Igreja Católica julga a homossexualidade?

“Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.”
Levítico 18.22

"Deus criou o ser humano homem e mulher, e corporalmente também os determinou um para o outro. A Igreja acolhe sem reservas as pessoas que se sentem homossexuais e rejeita qualquer forma de discriminação. Simultaneamente afirma que as formas de encontro sexual entre pessoas do mesmo sexo não correspondem à ordem da Criação" diz o YouCat (p. 225)


De acordo com os ensinamentos transmitidos pelas Sagradas Escrituras, na ordem da Criação foram delineadas a necessidade do complemento e atração mútua entre o homem e a mulher, com a finalidade da geração dos filhos, perpetuando, assim, a raça humana.

"Todo ser humano que existe na Terra provém da união de uma mãe e um pai. Por isso, para algumas pessoas  orientadas homossexualmente é uma experiência dolorosa não se sentirem eroticamente atraídas pelo sexo oposto e terem de sentir, numa união homossexual, a falta da fecundidade física, como é próprio da natureza do ser humano e da divina ordem da Criação.

Frequentemente, contudo, Deus chama a Si por vias inusitadas: uma carência, uma perda ou uma ferida - assumida ou aceite - pode tornar-se um trampolim para se lançar nos braços de Deus, aquele Deus que tudo corrige e Se deixa descobrir mais como Redentor que como Criador" (p. 48/40)

A Igreja Católica faz questão de esclarecer ainda que todos os fiéis devem respeito e amor a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, porque são todas respeitadas e amadas pelo Próprio Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário