"Eu gostaria que vós rezásseis sem cessar", diz Jesus. O que é mesmo rezar sem cessar?

Jesus apresenta muitos ensinamentos em A Verdadeira Vida em Deus. Um deles é sobre a oração incessante. Ele pede que vivamos em oração constantemente.


Mas, diante de nossa realidade tão atribulada, tão cheia de compromissos, como o jovem pode cumprir essa vontade e viver em oração?



Vejamos o que nos diz o YouCat (Catecismo Jovem da Igreja Católica): "Quem, logo de manhã, procura a união com Jesus pode tornar-se uma benção para as pessoas que vai encontrar, mesmo os seus adversários e inimigos. Ao longo do dia, ele lança ao Senhor toda a sua preocupação. Tendo mais paz dentro de si, irradia-a. Ele faz os seus juízos e toma as suas decisões perguntando a si mesmo o que faria Jesus naquele momento. Supera a angústia através da proximidade a Deus e não vacila em situações desesperantes. Ele leva em si a paz do Céu e transmite-a ao mundo. É grato e alegre por aquilo que é belo, mas suporta também as dificuldades que enfrenta. Esta atenção a Deus é possível também no âmbito da escola, da universidade e do trabalho." (p. 271)

No seu testemunho, Vassula Ryden diz que um dia o Senhor a pediu que rezasse sem cessar. Então ela disse-Lhe: "Mas como, Jesus, sem cessar? Isso não me é possível: estar vinte e quatro horas seguidas de joelhos, a rezar, rezar, rezar." Ele lhe disse:

"Vassula, tu não compreendeste nada. Rezar sem cessar não é estar vinte e quatro horas seguidas de joelhos. A oração sem cessar é estar consciente do teu Deus, da Sua Presença."


E Vassula completa em seu depoimento: " A oração sem cessar é a oração constante do coração que deseja Deus. É o coração que tem sede de Deus. É cumprir o maior dos mandamentos; porque, se adorarmos Deus, com todas as nossas forças e com toda a nossa alma, chegaremos a desejar Deus e a ter sede de Deus, todo o dia. Pensaremos apenas n'Ele. E é isto mesmo a oração sem cessar.

Não é uma oração apenas feita com os lábios: é o desejos de Deus, vindo do coração. Ora, para O desejar, é preciso amá-Lo. Se desejamos alguém, é porque ele nos faz falta; e, se ele nos faz falta, é porque o amamos; e, para o amar, para amar Deus, é necessário que nos tornemos íntimos com Ele; é preciso aproximarmo-nos d'Ele como uma criança.

É este o maior de todos os mandamentos que é afinal tão importante como o segundo, uma vez que este mandamento consiste em amar o próximo como a si mesmo. São estes os dois maiores mandamentos. É isto, pois, que siginifica orar sem cessar."

Conheça mais sobre A Verdadeira Vida em Deus

Nenhum comentário:

Postar um comentário