Fiéis podem ganhar Indulgências por meio da JMJ 2011

O Papa Bento XVI concedeu a possibilidade de ganhar indulgências durante a 26º Jornada Mundial da Juventude, que está sendo realizada em Madrid, na Espanha, até o próximo domingo (21). Para os fiéis que estão na Jornada, devem participar, com devoção, em qualquer cerimônia sagrada ou ação piedosa, incluindo o encerramente; serem absolvidos dos pecados, receberem a Santa Eucaristia e rezarem, devotamente, pelas intenções do Santo Padre.

Para os fiéis que não puderam estar em Madrid, devem elevar suas súplicas a Deus, pedindo ao Espírito Santo que impulsione os jovens à vivência da caridade e lhes dê a força de anunciar o Evangelho com sua própria vida.

Mas,  o que são Indulgências?

A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da Redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.

O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências ou aplicá-las aos defuntos. Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, deve ter-se presente que o pecado tem uma dupla consequência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, portanto, torna-nos incapazes da vida eterna, cuja privação se chama pena eterna do pecado.

Por outro lado, todo o pecado, mesmo venial, traz consigo um apego desordenado às criaturas, o qual precisa de ser purificado, quer nesta vida quer depois da morte, no estado que se chama Purgatório. Esta purificação liberta do que se chama pena temporal do pecado.

As condições para ganhar as Indulgências são: ser batizado, estar em estado de graça e ter intenção de receber a Indulgência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário