Deus escuta o homem e responde às suas perguntas

Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini
do Santo Padre Bento XVI 
sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja

"Neste diálogo com Deus, compreendemo-nos a nós mesmos e encontramos resposta para as perguntas mais profundas que habitam nosso coração. De fato, a palavra de Deus não se contrapõe ao homem, nem mortifica os seus anseios verdadeiros; pelo contrário, ilumina-os, purifica-os e realiza-os.

Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem! Infelizmente na nossa época, sobretuodo no Ocidente, difundiu-de a ideia de que Deus é alheio à vida e aos problemas do homem; pior ainda, de que a sua presença pode até ser uma ameaça à autonomia humana.

Na realidade, toda a economia da salvação mostra-nos que Deus fala e intervém na história a favor do homem e da sua salvação integral. Por conseguinta é decisivo, do ponto de vista pastoral, apresentar a Palavra de Deus na sua capacidade de dialogar, apresentar a Palavra de Deus na sua capacidade de dialogar com os problemas que o homem deve enfrentar na vida diária.

Jesus apresenta-se a nós precisamente como Aquele que veio para que pudéssemos ter a vida em abundância (cf. Jo 10,10). Por isso, devemos fazer todo esforço para mostrar a Palavra de Deus precisamente como abertura aos próprios problemas, como resposta às próprias perguntas, uma dilatação dos próprios valores e, conjuntamente, uma satisfação das próprias aspirações.

A pastoral da Igreja deve ilustrar claramente como Deus ouve a necessidade do homem e o seu apelo. São Boaventura afirma no Breviloquim: 'O fruto da Sagrada escritura não é um fruto qualquer, mas a plenitude da felicidade eterna. De fato, a Sagrada Escritura é precisamente o livro no qual estão escritas palavras de vida eterna, porque não só acreditamos mas também possuímos a vida eterna, em que veremos, amaremos e serão realizados todos os nossos desejos'" (p. 38)

Nenhum comentário:

Postar um comentário