Pensamentos sobre Madri

>> retirado do site Rainha dos Apóstolos

Dom Henrique Soares da CostaBispo Titular de Acúfica e Auxiliar de Aracaju

"A imprensa da Espanha, da Itália e de outros países comenta, admirada, a Jornada Mundial da Juventude. Fala de um Papa de 84 anos que atraiu dois milhões de jovens; fala da vitória da Igreja sobre o governo esquerdista e anticlerical da Espanha de Zapatero, fala do Papa que sabe falar aos jovens, fala da força da Igreja que renasce na Espanha…

Meu querido Leitor, é a mesmíssima imprensa que já afirmou repetidamente que Ratzinger não tem carisma algum, que a Igreja já não tem credibilidade nenhuma, que o escândalo dos padres pedófilos colocou por terra o período triunfalista de João Paulo II, que a Igreja entrou numa decadência sem fim e sem cura… A mesma imprensa que tinha certeza de que, sem João Paulo II, os jovens não mais se reuniriam em tamanha multidão…

Que lições devemos tirar de tudo isto? Aquelas que tenho recordado constantemente: os cristãos não devem nunca interpretar as coisas de Deus a partir dos critérios do mundo, particularmente aqueles da imprensa! Nossa visão tem que ser a partir do Alto, a partir da cruz e da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo!

Pense um pouco: (1) Os jovens não foram a Madri por causa de Bento XVI – como no passado não foram por causa de João Paulo II: os jovens foram por causa de Cristo, foram para encontrar Jesus! Um Papa nunca é, nunca pode ser uma atração: não dança, não canta, não requebra, não é sarado, não faz pirueta e não aparece sob efeitos especiais! E se fizer isso, não é o Papa, é a Xuxa! Os jovens foram, vão e irão sempre a esses encontros pela sede que consome seus corações: por causa de Cristo, vida da nossa vida e saciedade da nossa esperança!

(2) Um Papa não tem que ser “carismático” no sentido mundano. Todo Papa é carismático, porque, uma vez eleito, recebeu o carisma, isto é a cháris, a graça própria do ministério petrino. Pode ser o comunicativo João Paulo II, o simpático João Paulo I, o bonachão João XXIII, o hierático e angelical Pio XII, o feioso Bento XV, o valente Pio XI, o melancólico Paulo VI ou o tímido Bento XVI. O verdadeiro católico não ama um Papa, não ama esse Papa, ama o Papa, escuta o Papa, obedece ao Papa – exatamente porque é o Papa, seja ele quem for! Para o católico todo Papa é Pedro, e basta!

(3) Essa multidão reunida não é, não deve ser e não pode ser uma prova de força da Igreja! Nossa força está unicamente na cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo – é a mesma força da Semana Santa do ano passado, quando a imprensa acusava a Santa Igreja de Cristo de ser uma rede internacional de pedófilos e se diziam misérias contra o Santo Padre! Nossa força é Cristo, nossa vida é Cristo, nossa certeza é Cristo, nossa alegria e esperança é Cristo!


(4) É verdade que Zapatero, adversário ferrenho do cristianismo, está passando – como passaram outros e passarão tantos outros. Ficará a Igreja, a Mãe católica amabilíssima, porque Cristo assim o quis e assim o prometeu! Mas, não devemos pensar aqueles jovens como um triunfo da Igreja sobre ninguém. O único triunfo que devemos buscar é o triunfo sobre o pecado nosso e do mundo inteiro! Se Zapatero é um inimigo externo da Igreja, também nós a prejudicamos com nossos pecados e egoísmos, com nossa tibieza e falta de amor… Os piores inimigos da Igreja estão dentro dela!

(5) Quanto ao renascimento da Igreja na Espanha ou em qualquer parte do mundo, ele não pode ser medido por números, por multidões ou eventos… Somente o Senhor da Igreja conhece o número dos seus, somente ele sabe do vigor e da fraqueza de sua Santa Esposa, nossa Mãe católica! No entanto, se aquela multidão de jovens na casa dos vinte anos estava lá, significa que nas paróquias, nos grupos, nos movimentos, nas novas comunidades, nas congregações há uma Igreja viva, crente, orante, disposta a testemunhar o Senhor! Lembra do fermento na massa, do grão de mostarda, do tesouro escondido? Pois é, Jesus não erra nunca; Jesus sabe o que diz e sustenta o que fala!

(6) Quanto aos elogios a Bento XVI, que sabe falar aos jovens, ele fala de Cristo com simplicidade, clareza e a convicção de quem experimentou o Senhor ao longo de toda a vida. Isto basta! Mais impressionante que aquela multidão escutando o Papa de 84 anos, é vê-la, junto com o ancião pontífice, silenciosa, contida, piedosamente reverente, ante um pedacinho de pão que esses católicos bobos afirmam ser o próprio Jesus imolado e ressuscitado, realmente presente neste mundo! Basta ver isso para perceber a força da fé, a atuação da graça e a esperança do mundo.

(7) Para terminar, repito, mais uma vez: se fossem somente vinte jovens a comparecer a Madri, ainda assim Cristo estaria ali, vivo, atuante, potente, matando a sede de todo aquele que dele se aproxime.

Lembre dessas coisas, meu Leitor, quando daqui a pouco, por algum motivo, nalguma dificuldade, a imprensa novamente decretar que a Igreja está no fim, que o cristianismo passou, que a religião é coisa do passado… Então: firmes na fé, com os olhos fixos em Cristo!"


Confira o blog de Dom Henrique: Visão Cristã

Teólogo protestante sugere Papa como chefe honorário dos Cristãos


>>Portal da Arquidiocese de Campo Grande

O teólogo protestante Reinhard Frieling defende que o papa Bento XVI seja nomeado líder honorário de todos os cristãos. “O sonho da comunhão de todos os cristãos pode se tornar realidade se os protestantes oferecerem ao papa o papel de chefe honorário da cristandade”, disse o ex-líder do Institute Kundlichen, de Bensheim.

Para o professor emérito da Universidade de Marburg, o papa poderia “falar em nome da cristandade em situações extraordinárias”. Ele argumentou que uma liderança comum daria crédito ao cristianismo como mensagem.

Se a proposta se viabilizar, o aniversário da Reforma em 2017, com seus 500 anos, poderá ser a ocasião certa para concretizar a visão, baseada em sua opinião do papa já ser “porta-voz para todos os cristãos.”

O teólogo protestante sugere que as igrejas da Reforma abandonem sua “auto-suficiência” e assumam as “corajosas consequências ecumênicas”.

Essa proposta lembra a que foi feita pelo bispo Johannes Friedrich, da Igreja Luterana da Baviera, há dez anos. Friedrich argumentava que o papa poderia ser aceito como porta-voz do cristianismo mundial como serviço ecumênico de unidade

A posição da Igreja sobre o homossexualismo

Durante a Jornada Mundial da Juventude, um grupo de aproximadamente 2 mil pessoas homossexuais resolveram fazer um protesto contra a presença do Papa Bento XVI em Madri.

Umas das táticas adotadas pelos manifestantes foi um beijaço gay enquanto o Sumo Pontífice passava pelas ruas da cidade, como forma de constranger e provocar o Papa e todos os fiéis católicos presentes.

Essas e outras formas de manifestações estão cada vez mais frequentes. De acordo com esse segmento, aIgreja Católica é extremamente conservadora, preconceituosa, homofóbica, não respeitando o direito à liberdade da escolha sexual de cada indívíduo. O assunto gera polêmica até mesmo dentro da Igreja, dividindo opniões entre católicos, principalmente quando sacerdotes figuram como protagonistas da história.


>>Mas afinal de contas, como a Igreja Católica julga a homossexualidade?

“Não te deitarás com varão, como se fosse mulher; é abominação.”
Levítico 18.22

"Deus criou o ser humano homem e mulher, e corporalmente também os determinou um para o outro. A Igreja acolhe sem reservas as pessoas que se sentem homossexuais e rejeita qualquer forma de discriminação. Simultaneamente afirma que as formas de encontro sexual entre pessoas do mesmo sexo não correspondem à ordem da Criação" diz o YouCat (p. 225)


De acordo com os ensinamentos transmitidos pelas Sagradas Escrituras, na ordem da Criação foram delineadas a necessidade do complemento e atração mútua entre o homem e a mulher, com a finalidade da geração dos filhos, perpetuando, assim, a raça humana.

"Todo ser humano que existe na Terra provém da união de uma mãe e um pai. Por isso, para algumas pessoas  orientadas homossexualmente é uma experiência dolorosa não se sentirem eroticamente atraídas pelo sexo oposto e terem de sentir, numa união homossexual, a falta da fecundidade física, como é próprio da natureza do ser humano e da divina ordem da Criação.

Frequentemente, contudo, Deus chama a Si por vias inusitadas: uma carência, uma perda ou uma ferida - assumida ou aceite - pode tornar-se um trampolim para se lançar nos braços de Deus, aquele Deus que tudo corrige e Se deixa descobrir mais como Redentor que como Criador" (p. 48/40)

A Igreja Católica faz questão de esclarecer ainda que todos os fiéis devem respeito e amor a todas as pessoas, independentemente da sua orientação sexual, porque são todas respeitadas e amadas pelo Próprio Deus.

O sucesso da JMJ que a mídia esqueceu de mostrar

O Padre Paulo Ricardo publicou em seu site http://padrepauloricardo.org uma análise do sucesso da 26ª Jornada Mundial da Juventude, que a grande mídia "esqueceu" de divulgar.



Nós jovens precisamos tomar conhecimento daquilo que realmente está acontecendo com a Igreja e que as TVs, jornais e outras mídias não mostram. Não se trata de querer esconder os defeitos que nossa Igreja tem, mas de mostrar que, como membros do Corpo Místico de Cristo, por convicção, por livre e espontânea vontade e, sobretudo, por amor, estamos dispostos a viver pela Verdade revelada pelo Filho de Deus.

Essa mesma Verdade que fez Jesus Cristo ser terrivelmente assassinado. Essa Verdade que levou e leva tantos dos Seus seguidores passarem pelo mesmo Caminho.

Se você já teve a oportunidade de ler o Catecismo Jovem da Igreja Católica (YouCat), deve ter visto na carta do Santo Padre (p. 10) uma importante recomendação de Bento XVI para a nossa caminhada:

"Sabeis todos quão profundamente a comunhão dos crentes foi ferida nos últimos tempos pelo ataque do mal, com a infiltração do pecado no íntimo da Igreja, isto é, no seu coração.

Não o tomeis como pretexto para fugir do rosto de Deus! Vós próprios sois o corpo de Cristo, a Igreja! Trazei à Igreja o fogo inestinguível do vosso amor sempre que o seu rosto for desfigurado! 'Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos no espírito, servindo o Senhor' (Rm 12,11)".

Talvez, muitos por aí não entendem e nem querem entender como, em pleno século XXI, apresentando tantos 'defeitos', com tantas coisas no mundo mais 'atraentes' e sendo governada por um senhor de 84 de idade, a Igreja Católica consegue chamar a atenção de jovens como eu e você!

Quem já ouviu alguma palestra do querido Pe. Léo sobre a juventude sabe que ele sempre fez questão e nunca teve receio de falar: a juventude é a força capaz de mudar qualquer coisa! Temos coragem, criatividade e muita vontade de fazer aquilo que temos plena convicção do que é certo! E essas são as características que, quando canalizadas para Deus, fazem satanás, definitivamente, tremer de medo.

Que possamos fazer ecoar nas nossas comunidades o grito daquela multidão de 2 milhões de jovens de todo o mundo presente em Madri para a grande celebração jovem da Fé Católica Apostólica Romana:

"Esta é a juventude Papa!"

 


Bom vídeo!

Porque a Igreja condena o aborto?


Inspirada pela Palavra de Deus, que diz "Não matarás!" (Ex 20,13), a Igreja Católica defende o direito inalienável à vida.

Infelizmente, vivemos numa cultura que tende a cada vez mais desvalorizar tudo o que é sagrado, inclusive a vida.


"Só Deus é o Senhor da vida e da morte. Nem sequer a 'minha' vida me pertence. Cada criança tem direito à vida desde a sua concepção. Desde o início, o nascituro é uma pessoa própria, cujo círculo de direitos ninguém deve violentar, nem o Estado, nem o médico, nem mesmo a mãe.

A posição da Igreja não é carente de misericórdia; aliás, ela pretende alertar para os danos que são causados à criança morta, aos pais e a toda e a toda a sociedade, e que nunca mais poderão ser reparados. Proteger a vida inocente pertence às mais nobres tarefas do Estado; se ele se furtar a esta missão, destrói ele próprio os alicerces do Estado de direito". (YouCat p. 211)

Nem mesmo uma criança portadora de deficiência deve ser abortada: "Abortar uma criança portadora de deficiência é sempre um crime grave, mesmo quando o motivo é poupá-la de um sofrimento futuro" (p. 211).


E o que você tem a dizer sobre o assunto?


Papa anuncia lema da JMJ no Brasil

>>CNBB/rádio Vaticano

O papa Bento XVI anunciou ontem, 24, o lema da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que será realizada na cidade do Rio de Janeiro. O Santo Padre comunicou que a JMJ do Rio terá como lema “Ide e fazei discípulos todos os povos”, frase tirada do Evangelho segundo Mateus.

O anúncio foi feito durante a audiência geral, realizada na residência apostólica de Castel Gandolfo e dedicada à Jornada Mundial da Juventude de Madri. A JMJ 2011 foi realizada na capital espanhola entre os últimos dias 16 e 21 de agosto. Bento XVI foi a Madri para participar do evento e dialogar com jovens católicos do mundo todo.

“O encontro em Madri foi uma magnífica manifestação de fé para a Espanha e para o mundo”, disse o papa, definindo o evento como “emocionante”. “Cerca de dois milhões de jovens de todos os Continentes viveram, com alegria, uma formidável experiência de fraternidade, de encontro com o Senhor, de partilha e crescimento na fé: uma verdadeira cascata de luz”, afirmou Bento XVI.

O que é o Amor?

      
Ele já inspirou inúmeras canções. Mudou muitas vidas. Faz coisas inexplicáveis. É sofredor, é benigno. Não é invejoso. Não trata com leviandade. Não se ensoberbece. Não se porta com indecência. Não busca os seus interesses. Não se irrita, não suspeita mal. Não folga com a injustiça, mas folga com a verdade. Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta. Nunca falha.


Ainda falta alguma definição para o Amor?

O Catecismo da Igreja Católica diz que o amor é a livre entrega do coração (2346).

"Quando alguém ama uma coisa a sério, tem tanta vontade dessa coisa que sai de si para se entregar a ela. Um músico pode entregar-se a uma obra-prima. Uma educadora de infância pode estar disponível de todo o coração para as suas crianças.Nessa amizade está o amor.

A mais bela forma de amor neste mundo é, todavia, o amor entre o homem e uma mulher, no qual duas pessoas se entregam mutuamente para sempre. Esse amor humano é uma imagem do amor divino, o amor por excelência.

O amor é o que Deus trino tem de mais íntimo. Em Deus, existe partilha constante e entrega perene. Quando o amor divino transborda, participamos no eterno amor de Deus. Quanto mais o ser humano ama, mais parecido fica com Deus.

O amor deve cunhar toda a vida de uma pessoa, o que, no entanto, se realiza profundamente quando um homem e uma mulher se amam no matrimónio e se tornam uma só carne (Gn 2,24)" YouCat p. 219

Nas Mensagens de A Verdadeira Vida em Deus, podemos encontrar o Amor em cada palavra que nos é transmitida. Em uma delas, Jesus nos diz:

"Criei-vos para que Me ameis, criei-vos por Amot; vossa alma tem sede de amor, mas são tão poucos os que compreendem e aceitam esta graça" (Vol. I p. 244 e 245)

"Tudo o que te peço é Amor. Ama-Me e sê-Me fiel" (Vol. I p. 87)

Porque é pecado consumir drogas?

amy-antes-das-drogas Muitos fãs de Amy Winehouse ainda se recuperam do choque causado pela sua morte tão repentina, ao mesmo tempo que tão esperada.

Esse caso, como de tantos outros, deixam até aqueles que não curtiam seu trabalho, profundamente entristecidos ao verem a transformação que a dependência química pode causar.

Amy já era considerada uma das maiores cantoras da história, e realmenta o era. Dona de uma beleza exuberante, sua voz era de impressionar. Seu talento, incomparável. Afinal, é pecado usar drogas?


O YouCat, Catecismo Jovem da Igreja Católica, diz que:

"O prazer das drogas é um pecado, porque se trata de um ato que implica a autodestruição e constitui, portanto, um atentado contra a vida que Deus nos concedeu por amor.

Qualquer dependência humana de drogas legais (álcool, medicamentos, tabaco) e, ainda mais grave, de drogas ilegais é uma troca da liberdade pela escravidão; elas danificam a saúdem e a vida do consumidor e prejudicam ainda os que o rodeiam.

Quando o ser humano se perde e se esquece na embriaguês (e também no excesso de comida e bebida), quando se entrega à sua sexualidade ou conduz o automóvel com toda a velocidade, perde a sua dignidade e a sua liberdade humana e peca, deste modo, contra Deus.

É uma virtude saber lidar com as fontes de prazer de uma forma razoável, consciente e moderada." (p. 213)




Não queremos entrar na hipocrisia de simplesmente condenar quem já está sendo condenado pelas drogas. Mas, da mesma forma que Jesus sempre fez e faz, acolher nosso irmãos que perderam a virtude de que fala o YouCat: saber lidar com o prazer.

Qualquer jovem que se encontra nessa situação deve buscar, primeiro, em Deus a força e a graça de saber e poder reconhecer-se pecador. Só assim o segundo passo virá: GRITAR SOCOOOOOORROOOOO.


Precisamos saber que dependemos dos outros. Em casos como esse, a necessidade de ajuda pode ser ainda mais multiplicada. Afinal, vida só se tem uma. Sem contar que existem MILHÕES de casos de pessoas que conseguiram, com ajuda de outras, abandonarem o vício e vivem hoje vendendo saúde! Para Deus TUDO é possível. Agora, cada um ter que fazer sua parte!

Vamos aprender a viver da melhor forma. Viver A Verdadeira Vida em Deus!
                                           

 

Brasil se prepara para receber a Cruz da JMJ

JMJ-cruzNo próximo dia 18 de setembro, o Brasil recebe a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora, símbolos da Jornada
A Cruz será recebida pela arquidiocese de São Paulo de onde partirá em peregrinação para as 274 dioceses do país ao longo dos dois anos de preparação do maior evento católico para jovens do mundo.

A Comissão da arquidiocese de São Paulo, organizadora do evento, preparou uma grande festa para acolher a Cruz, que chegará às 16h ao Campo de Marte, em São Paulo. Uma missa será celebrada às 16:30h, seguida de show.

De acordo com a Comissão, o objetivo da festa é celebrar a chegada da Cruz no Brasil e provocar o entusiasmo nos jovens e nas famílias de todo o país para participar da JMJ e do roteiro de peregrinação da Cruz preparado para o período de 2011 a 2013.

Um grande show católico reunirá vários cantores ao longo de todo o dia 18 de setembro, a partir das 9h, no Campo de Marte, aguardando a chegada da Cruz, que ficará no Estado de São Paulo até 31 de outubro.

Liturgia diária





Terça-feira, 23 de agosto
Santa Rosa de Lima




Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 10,17–11,2
Irmãos, 17quem se gloria, glorie-se no Senhor. 18Pois é aprovado só aquele que o Senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. 11,1Oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura.
Salmo 148

Vós jovens, vós moças e rapazes, louvai todos o nome do Senhor!

— Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!

— Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o! Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos.

— A majestade e o esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra! Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence.

Evangelho de São Mateus 13,44-46

Naquele tempo, disse Jesus à multidão: 44“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. 45O Reino dos Céus também é como um comprador que procura pérolas preciosas. 46Quando encontra uma pérola de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela pérola”.

O que é o pecado?

YouCat (Catecismo Jovem da Igreja Católica): "O pecado é mais do que um comportamento errôneo; é também uma fraqueza física. Na sua natureza mais profunda, essa rejeição ou destruição de algo bom é a recusa do Bem por excelência, isto é, a recusa de Deus.

O pecado, a sua mais profunda e terrível dimensão, é a separação de Deus e, com isso, a separação da fonte da Vida, daí que a morte seja também a consequência do pecado: Jesus sofreu a rejeição de Deus no Seu próprio corpo. Ele tomou sobre Si a violência mortal do pecado, para ele não nos atingir. É neste sentido que usamos a palavra 'Redenção'"

Jesus diz: "São os pecados que Me põem obstáculos; os pecados..." (Vol. I p. 260)

"Grandes pecados! Pequenos pecados! Todos são perdoados. Ver-vos pecar dá-Me pena. ...Sou testemunha de muitos pecados. O Amor sofre, o Amor tem pena, pena... Criação, Minha criação, regressa ao Amor" (Vol. I p. 266)

"...A arrogância, a violência, a cobiça, a vaidade, a maldade - que ultrapassou a maldade dos demônios - a rebelião contra Mim e contra tudo o que é santo, e todos os vícios que poderão levar vossa alma à ruína, é o que pratica a maior parte desta geração. Toda espécie de delito é um pecado..." (vol. VII p. 250)

"Se vos fosse dada a graça de vos verdes a vós mesmos da forma como Eu vos vejo, com Meus Olhos divinos, lamentar-vos-íeis, batendo a mão no peito, e tomaríeis o caminho do deserto. Vosso lamentável aspecto revirar-vos-ia completamente. Mas se virdes a vós mesmos revestidos de Mim, vo-lo digo, proclamareis sem cessar Minha grandeza" (vol. XII p. 94)

A natureza na Jornada Mundial da Juventude 2011

Aeroporto de Cuatro Vientos, Madri, Espanha. Mais de um milhão de jovens aguardam um dos momentos mais esperados da Jornada Mundial da Juventude: a Vigília de Adoração.

A organização do evento havia preparado tudo da melhor forma, como a ocasião exigia. Jovens tiveram a oportunidade de dirigirem-se pessoalmente ao papa e, em nome de toda juventude, questioná-lo sobre aspectos importantes da missão cristã em um mundo cada vez mais individualista.

Ao se completarem as perguntas, de acordo com o programa, a multidão iria ouvir as respostas do Sumo Pontífice. No entanto, uma outra participante apareceu de surpresa, já como que exigindo a atenção daquele público: a natureza. O sorriso esboçado pelo Papa naquela hora, pareceu revelar uma cumplicidade, pareceu dizer: “Ah, pensei que não viesse mais”.

Vento forte durante a vigília de oração com Bento XVI Um forte temporal obrigou a comissão de organização abrir espaço para que a natureza fizesse sua reivindicação. Ela parecia gritar, chorar, suplicando atenção. Ela parecia muito disposta a não desperdiçar aquela importante ocasião de unir-se ao clamor e às intenções do Papa e de toda Igreja, no sentido de conquistar uma forte aliada: a juventude.

A natureza parecia gemer em dores de parto. Era o discurso que estava faltando. Era a pergunta que esqueceram de fazer: Como nós, jovens, vamos criar nossos filhos, ver nossos netos, se hoje já agonizamos com o meio ambiente? Haverá esperança? Haverá futuro?

A 26ª edição da JMJ, definitivamente, foi marcada pelos grandes questionamentos. Já na abertura, o Papa Bento XVI convida os jovens a não se envergonharem de Deus. Aos professores universitários, lembra a missão que a Academia carrega de buscar a Verdade. Na Via-Sacra, encoraja os fiéis a unirem-se aos sofrimentos de Jesus Cristo. Aproximando-se do encerramento, a natureza mostra sua força, sem ferimentos, e nos evangeliza, lembrando nosso lugar na Criação:

Javé Deus tomou o homem e o colocou no jardim do Éden, para que o cultivasse e guardasse” Gn, 2,15

Como jovens anunciadores da Palavra de Deus, temos a responsabilidade e obrigação de defender nosso presente e futuro. Precisamos ouvir o lamento do planeta e começar a corrigir os erros.

Erros que não só atingem diretamente as florestas, rios e mares, mas ainda o próprio ser humano, como parte integrante desse ecossistema. Nossa juventude, especialmente a brasileira, é fortemente marcada pela desigualdade social, pelos mecanismos de exclusão, constituindo-se em um dos grupos mais vulneráveis da sociedade, como aponta o documento nº 85 da CNBB sobre evangelização da juventude.

Crescemos numa época em que o consumo é sacralizado, os valores, sobretudo os cristãos, relativizados e família vai para o espaço.

São momentos como a JMJ que fazem cada um dos jovens verem em tantos rostos, de tantas culturas, raças e lugares diferentes, a força da União, a força da Igreja, a nossa força. Enraizados em Cristo, nosso amigo, nosso Senhor, a juventude possui as potencialidades para renovar a sociedade e a Igreja. Sem dúvida, esse foi um dos mais importantes ensinamentos transmitidos por Madri.

Fortalecidos pelo Espírito Santo, obedientes ao envio do Santo Padre, vamos à missão.
Que venha #Rio 2013!


JMJ no Brasil

DEUS SEJA LOUVADO!

“Compraz-me agora anunciar que a sede da próxima Jornada Mundial da Juventude, em 2013, será o Rio de Janeiro. Peçamos ao Senhor, desde já, que assista com a sua força quantos hão-de pô-la em marcha e aplane o caminho aos jovens do mundo inteiro para que possam voltar a reunir-se com o Papa naquela bonita cidade brasileira”
Papa Bento XVI


Foi com grande alegria que recebemos a notícia oficial, diretamente do Santo Padre, que a cidade do Rio de Janeiro irá sediar a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.

O anúncio foi feito ao final da Santa Missa de encerramento da JMJ 2011. Um grupo representante de Madrid fez a entrega solene da Cruz, símbolo do evento, à equipe brasileira. Em solo brasileiro, ela deverá pecorrer as principais cidades do País.

Para nós, jovens de todo o Brasil, é uma grande graça podermos ter um contato próximo com o chefe da nossa Igreja, sucessor do Apostólo Pedro e com jovens de todo o mundo.

Já começamos a contar os segundos para termos esse grande encontro onde teremos a oportunidade de receber do próprio Papa o envio à missão de levar o evangelho a todos os cantos do mundo.

Grupo brasileiro recebendo a Cruz da JMJ

Papa Bento XVI fala aos jovens professores universitários na #JMJ2011

Trecho do discurso proferido pelo Sumo Pontífice da Igreja Católica, Papa Bento XVI, que já foi professor universitário em Bonn, e que está em Madri, na Espanha, presidindo a 26ª Jornada Mundial da Juventude, um dos maiores (ou quem sabe O MAIOR) evento jovem do MUNDO.

"Com efeito, a universidade foi, e deve continuar sendo, a casa onde se busca a verdade própria da pessoa humana. Por isso, não é uma casualidade que tenha sido precisamente a Igreja quem promoveu a instituição universitária; é que a fé cristã nos fala de Cristo como o Logos por Quem tudo foi feito (cf. Jo 1, 3) e do ser humano criado à imagem e semelhança de Deus.

Esta boa nova divisa uma racionalidade em toda a criação e contempla o homem como uma criatura que compartilha e pode chegar a reconhecer esta racionalidade. Deste modo, a universidade encarna um ideal que não deve ser desvirtuado por ideologias fechadas ao diálogo racional, nem por servilismos a um lógica utilitarista de simples mercado, que olha para o homem como mero consumidor.

Aqui está a vossa importante e vital missão. Sois vós que tendes a honra e a responsabilidade de transmitir este ideal universitário: um ideal que recebestes dos vossos mais velhos, muitos deles humildes seguidores do Evangelho e que, como tais, se converteram em gigantes do espírito. Devemos sentir-nos seus continuadores, numa história muito diferente da deles mas cujas questões essenciais do ser humano continuam a exigir a nossa atenção convidando-nos a ir mais longe."


Os jovens e a Mensagem de Garabandal

Um dos assuntos que Jesus fala em A Verdadeira Vida em Deus é sobre a autenticidade das Mensagens de Garabandal. Ele diz:

"Desejo, este desejo vem dos abismos de Meu Coração, que as aparições de Garabandal sejam santificadas e honradas pela Santa Sé" (vol.II p. 27)

"...escreve a palavra 'Garabandal'. ... Servir-Me de ti não era apenas utilizar-te para escrever Minhas Mensagens e Meus desejos: era também para pôr por escrito Minhas Bênçãos para Meus filhos de Garabandal. ... Garabandal é a sequência de outros sinais. As aparições de Garabandal são autêticas... venho para que Minha mensagem seja glorificada. Acreditai, vós todos que não vistes, acreditai, acreditai." (vol. I p. 336,7)
Vassula e Conchita Ganzáles, vidente de Garabandal

Uma das videntes de Garabandal, Conchita Gonzáles, revelou algumas mensagens de Nossa Senhora para os jovens. Ela diz que “A Virgem pede oração e sacrifício, visitas à Eucaristia, respeito à Igreja, ao Santíssimo e, sobretudo, uma grande confiança quando fizerem pedidos à Santíssima Virgem; uma grande fé, se não a tiverem devem pedir e Ela concederá.”

Em agosto de 1970, Conchita escreveu uma carta para um grupo de jovens da França:

"Garabandal, 24 de agosto de 1970.
Queridos jovens franceses:
A Virgem deseja a ajuda de vocês para converter o mundo e evitar a ira de Deus sobre nós pecadores.
Ela confia em vocês para que, com o exemplo e renúncia, sejam modelos para os demais jovens que não têm as graças que vocês têm de ouvir as Mensagens da Virgem. Ela pede a vocês um espírito de penitência, sacrifício e oração. Sem estas armas nada podemos fazer.
Não é muito o tempo que temos, mas o suficiente para evitar o grande castigo e deixar contente o Sagrado Coração de Nossa Mãe.
É no Santíssimo Sacramento que encontrareis as forças suficientes  para empreender esta vida que a Virgem está constantemente pedindo: Ir muitas vezes  ao Santíssimo, esvaziar o  vosso coração das coisas mundanas que não os deixam escutar a Deus.
Se fizerem isso, começarão a viver uma vida feliz, porque a felicidade que nunca sentiram somente a irão encontrar na entrega a Deus e a  Virgem.
Orai uns pelos outros, por vocês mesmos, peçam à Virgem. Peçam com fé e confiança. Ela  dará todo o bem para vocês.
E agora para mim e minhas amigas peço que rogueis a Deus e a Virgem para que sejamos humildes e nos sacrifiquemos, e todos juntos pensemos mais na Paixão de Jesus, e  esqueçamos  de nós mesmos.
Em união de orações, e que um día, para sempre, possamos nos encontrar no Céu para sermos eternamente felizes.
Conchita González."

Videntes de Garabandal


"A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja", diz o Papa na JMJ

Saudação em português do Papa Bento XVI, na Praça de Cibeles, centro de Madri, nesta quinta-feira (18):

"Queridos jovens dos diversos países de língua oficial portuguesa e quantos vos acompanham, bem-vindos a Madrid! A todos saúdo com grande amizade e convido a subir até à fonte eterna da vossa juventude e conhecer o protagonista absoluto desta Jornada Mundial e – espero – da vossa vida: Cristo Senhor. Nestes dias ouvireis pessoalmente ressoar a sua Palavra. Deixai que esta Palavra penetre e crie raízes nos vossos corações, e sobre ela edificai a vossa vida. Firmes na fé, sereis um elo na grande cadeia dos fiéis. Não se pode crer sem ser amparado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para amparar os outros na fé. A Igreja precisa de vós, e vós precisais da Igreja."

Deus escuta o homem e responde às suas perguntas

Exortação Apostólica Pós-Sinodal Verbum Domini
do Santo Padre Bento XVI 
sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja

"Neste diálogo com Deus, compreendemo-nos a nós mesmos e encontramos resposta para as perguntas mais profundas que habitam nosso coração. De fato, a palavra de Deus não se contrapõe ao homem, nem mortifica os seus anseios verdadeiros; pelo contrário, ilumina-os, purifica-os e realiza-os.

Como é importante, para o nosso tempo, descobrir que só Deus responde à sede que está no coração de cada homem! Infelizmente na nossa época, sobretuodo no Ocidente, difundiu-de a ideia de que Deus é alheio à vida e aos problemas do homem; pior ainda, de que a sua presença pode até ser uma ameaça à autonomia humana.

Na realidade, toda a economia da salvação mostra-nos que Deus fala e intervém na história a favor do homem e da sua salvação integral. Por conseguinta é decisivo, do ponto de vista pastoral, apresentar a Palavra de Deus na sua capacidade de dialogar, apresentar a Palavra de Deus na sua capacidade de dialogar com os problemas que o homem deve enfrentar na vida diária.

Jesus apresenta-se a nós precisamente como Aquele que veio para que pudéssemos ter a vida em abundância (cf. Jo 10,10). Por isso, devemos fazer todo esforço para mostrar a Palavra de Deus precisamente como abertura aos próprios problemas, como resposta às próprias perguntas, uma dilatação dos próprios valores e, conjuntamente, uma satisfação das próprias aspirações.

A pastoral da Igreja deve ilustrar claramente como Deus ouve a necessidade do homem e o seu apelo. São Boaventura afirma no Breviloquim: 'O fruto da Sagrada escritura não é um fruto qualquer, mas a plenitude da felicidade eterna. De fato, a Sagrada Escritura é precisamente o livro no qual estão escritas palavras de vida eterna, porque não só acreditamos mas também possuímos a vida eterna, em que veremos, amaremos e serão realizados todos os nossos desejos'" (p. 38)

Fiéis podem ganhar Indulgências por meio da JMJ 2011

O Papa Bento XVI concedeu a possibilidade de ganhar indulgências durante a 26º Jornada Mundial da Juventude, que está sendo realizada em Madrid, na Espanha, até o próximo domingo (21). Para os fiéis que estão na Jornada, devem participar, com devoção, em qualquer cerimônia sagrada ou ação piedosa, incluindo o encerramente; serem absolvidos dos pecados, receberem a Santa Eucaristia e rezarem, devotamente, pelas intenções do Santo Padre.

Para os fiéis que não puderam estar em Madrid, devem elevar suas súplicas a Deus, pedindo ao Espírito Santo que impulsione os jovens à vivência da caridade e lhes dê a força de anunciar o Evangelho com sua própria vida.

Mas,  o que são Indulgências?

A indulgência é a remissão, perante Deus, da pena temporal devida aos pecados cuja culpa já foi apagada; remissão que o fiel devidamente disposto obtém em certas e determinadas condições, pela ação da Igreja, a qual, enquanto dispensadora da Redenção, distribui e aplica por sua autoridade o tesouro das satisfações de Cristo e dos santos.

O fiel pode lucrar para si mesmo as indulgências ou aplicá-las aos defuntos. Para compreender esta doutrina e esta prática da Igreja, deve ter-se presente que o pecado tem uma dupla consequência. O pecado grave priva-nos da comunhão com Deus e, portanto, torna-nos incapazes da vida eterna, cuja privação se chama pena eterna do pecado.

Por outro lado, todo o pecado, mesmo venial, traz consigo um apego desordenado às criaturas, o qual precisa de ser purificado, quer nesta vida quer depois da morte, no estado que se chama Purgatório. Esta purificação liberta do que se chama pena temporal do pecado.

As condições para ganhar as Indulgências são: ser batizado, estar em estado de graça e ter intenção de receber a Indulgência.


Afinal, o que é a liberdade?

Testemunho de Vassula Ryden:
Imagem de Destaque"As vezes, interrogo-me sobre o que seja a liberdade. Já antes da chamada de Deus eu me sentia "livre". Tinha uma vida familiar harmoniosa e não tinha nenhuma preocupação que me esmagasse como esta mensagem; mas, então, andava muito afastada de Deus.

De repente, Deus agarrou-me. A princípio, isto não me era agradável, porque não Lhe tinha amor; mas, em pouco tempo (3 meses), instruiu-me e ensinou-me a amá-Lo. Agora, passados oito meses, a mensagem está quase completa (assim o pensava eu, então) . A mensagem pesa sobre mim e eu tento a forma de me aliviar: é tão difícil de levar! Afinal, que é a liberdade?

- Eu, o Senhor, te ensinarei o que é a liberdade. Escreve:

(Jesus dizia tudo isto com uma grande alegria, respirando profundamente)


A liberdade é quando a tua alma se separa das solicitações do mundo e voa para Mim. Eu, Deus, vim e libertei-te. Tu, agora, és livre.

Quando estavas agarrada ao mundo, Vassula, eras prisioneira de todas as suas tentações; mas a tua alma, agora, como uma pomba, foi liberta. Tu estavas numa gaiola, bem-amada, numa gaiola... Deixa que a tua alma voe livremente, deixa-a sentir a liberdade que Eu dei a todas as Minhas almas, como Graça por Mim oferecida, mas que tantas delas recusam.


Não te deixes prender para não seres de novo ligada e aprisionada: Eu libertei-te. Enquanto passava, Eu mesmo te vi na tua gaiola; lentamente, murchavas e quase morrias, Vassula. Como poderia o Meu Coração ter-te visto assim, sem te libertar? Vim e abri a tua gaiola, mas tu não podias servir-te das tuas asas, porque as tuas feridas eram tão graves! ... Então, Eu mesmo te conduzi para a Minha Morada, curando-te meigamente, e permitindo-te, assim, voar de novo.


Agora, o Meu Coração alegra-Se tanto, ao ver a Minha pequena pomba voar livremente e ficar justamente onde deveria ter ficado logo desde princípio! (

Eu, o Senhor, libertei-te, restabeleci-te, libertei-te da tua miséria e os Meus Olhos não te perdem mais de vista. Eu vigio a Minha pomba, que voa livremente, sabendo muito bem que tu voltarás sempre a Mim, porque reconheces o teu Salvador e Mestre.


A tua alma tem necessidade do Meu calor e tu sabes que a tua morada, agora, é no centro do Meu Coração, onde, desde sempre, Eu desejava que tu estivesses. Tu, agora, pertences-Me e Eu sou o teu Mestre, que te ama." (AVVD 23.04.87)

O pecado no íntimo da Igreja não é pretexto para fugir do rosto de Deus



Palavra do Sumo Pontífice, Papa Bento XVI
(p. 10 YouCat)

"Se, pois, cheios de zelo pretenderdes dedicar-vos ao estudo do catecismo, gostaria de vos dizer uma última coisa para a vossa caminhada: sabeis todos quão profundamente a comunhão dos crentes foi ferida nos últimos tempos pelos ataques do mal, com a infiltração do pecado no íntimo da Igreja, isto é, no seu coração.

Não o tomeis como pretexto para fugir do rosto de Deus! Vós próprios sois o corpo de Cristo, a Igreja! Trazei à Igreja o fogo inestinguível do vosso amor sempre que o seu rosto for desfigurado!

"Sede diligentes sem preguiça, fervorosos no espírito, servindo o Senhor!" (Rm 12,11)

Devoção à Nossa Senhora


As duas citações abaixo expressam o verdadeiro respeito, carinho e amor que todo Cristão deve nutrir pela Mãe de Jesus. O detalhe é que foram escritas exatamente pelo fundador do protestantismo, Martinho Lutero. Isso prova que o sentimento anti-Mariano não faz parte do ideal original da reforma:

"Quem são todas as mulheres, servos, senhores, príncipes, reis, monarcas da Terra comparados com a Virgem Maria que, nascida de descendência real (descendente do rei Davi) é, além disso, Mãe de Deus, a mulher mais sublime da Terra? Ela é, na cristandade inteira, o mais nobre tesouro depois de Cristo, a quem nunca poderemos exaltar bastante (nunca poderemos exaltar o suficiente), a mais imperatriz e rainha, exaltada e bendita de toda a nobreza, com sabedoria e santidade" (Martinho Lutero - "Comentário do Magnificat" cf, escritora evangélica M. Basilea Schlink, revista "Jesus vive e é o Senhor")

"Por justiça teria sido necessário encomendar-lhe (para Maria) um carro de ouro e conduzi-la com quatro mil cavalos, tocando a trombeta diante da carruagem, anunciando: 'Aqui viaja a mulher bendita entre todas as mulheres, a soberana de todo o gênero humano'. Mas tudo isso foi silenciado; a pobre jovenzinha segue a pé, por um caminho tão longo e, apesar disso, é de fato a Mãe de Deus. Por isso não nos deveríamos admirar, e todos os montes tivessem pulado e dançado de alegria" (Martinho Lutero - cf, escritora evangélica M. Basilea Schlink, revista "Pergunte e Responderemos" nº 429)

Não somos Igrejas uns sem os outros

Nos encontros de A Verdadeira Vida em Deus, os participantes têm presenciado uma verdadeira Graça Divina. Católicos, Ortodoxos e Protestantes oram juntos, assistem o testemunho de Vassula Ryden onde fala abertamente sobre a Eucaristia, a importância da devoção à Nossa Senhora e a fidelidade ao Papa e ainda recitam o Santo Terço. Uma prova de que a União, tão desejada por Jesus Cristo, pode sim ser uma realidade.

"Na peregrinação de 2005, vi essas celebrações como um testemunho profético futurista daquilo que Deus queria, mas que só poderá acontecer na Igreja em um futuro meio distante. Desta vez eu achei completamente normal. Aberração o que fazíamos, mais metodicamente, em nossa fragmentação de denominações; essa aproximação em torno do altar era a Igreja. Isso foi normal. Isso foi mais real. Finalmente, era como no Natal, quando uma família que estava espalhada pelos quatros cantos da terra e há muito tempo sem contato, vem para casa se sentar em volta da mesma mesa e celebrar. Não somos Igrejas uns sem os outros" (Pe. Gavin Ashenden - Membro do Sínodo Geral da Igreja na Inglaterra)

Brasil terá a Jornada Mundial da Juventude em 2013


Cidade do Vaticano, 13 ago (RV) - O Rio de Janeiro vai ser a sede da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013. A notícia foi confirmada ontem pelo Diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Padre Federico Lombardi, que disse que Bento XVI fará o anúncio oficial no próximo dia 21 de agosto, na conclusão do iminente encontro de Madri.

De acordo com o sacerdote jesuíta, que é também Diretor Geral da RV, a 23ª edição da Jornada, no Rio, será antecipada em um ano para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a ser realizada no Brasil.

O Rio de Janeiro será a segunda cidade da América Latina anfitriã da Jornada, depois da edição de Buenos Aires em 1987.

Seguiram-se encontros em Santiago de Compostela (Espanha), Czestochowa (Polônia), Denver (EUA), Manila (Filipinas), Paris (França), Roma (Itália), Toronto (Canadá), Colônia (Alemanha) e Sydney (Austrália).

Cerca de 20 milhões de jovens participaram destes encontros internacionais.

As Jornadas Mundiais da Juventude nasceram em 1984 por iniciativa do Papa João Paulo II. O primeiro teve lugar em Roma no Domingo de Ramos daquele ano, como parte das celebrações da Ano Jubilar da Redenção (1983-1984).