Verbum Domini
Exortação pós-sinodal do santo Padre Bento XVI ao episcopado, ao clero, às pessoas consagradas e aos fiéis leigos sobre a Palavra de Deus na vida e na missão da Igreja:
"No princípio já existia o Verbo,
e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus (...)
e o Verbo se fez carne"
(Jo 1, 1.14)
A novidade da revelação bíblica consiste no fato de Deus Se dar a conhecer no diálogo, que deseja ter conosco. A Constituição dogmática Dei Verbum tinha exposto essa realidade, reconhecendo que 'Deus invisível na riqueza do seu amor fala aos homens como a amigos e convive com eles, para convidá-los e admitir à comunhão com Ele'.
Mas ainda não teríamos compreendido suficientemente a mensagem do Prólogo de São João, se nos detivéssemos na constatação de que Deus Se comunica amorosamente a nós. Na realidade, o Verbo de Deus, por meio do Qual 'tudo começou a existir (Jo 1,3) e que Se 'fez carne' (Jo 1,14), é o mesmo que já existia 'no princípio' (Jo1,1).
Se aqui podemos descobrir uma alusão ao início do livro do Gênesis (cf. Gn 1,1), na realidade vemo-nos colocados diante de um princípio de caráter absoluto e que nos narra a vida íntima de Deus." (p. 15)
Nenhum comentário:
Postar um comentário