O esoterismo e a fé Cristã

É impressionante a quantidade de Cristãos que demonstram uma intensa fé em Deus, mas não conseguem abandonar o velho horóscopo, para verificar qual a cor do dia, número da sorte, o que vai acontecer...etc... Até porque, não conseguem enxergar nenhuma mal nisso, amam a Deus mesmo, o que de ruim pode ter em ler um horóscopo, em acreditar no signo?
 
Apesar de não fazerem isso por mal, é importante que cada um ao menos saiba o que esse gesto significa. Por isso, trazemos a Palavra da Igreja sobre o assunto:

Será o esoterismo compatível com a fé Cristã?

"Hoje, muitos praticam ioga por motivos de saúde, participam em cursos de meditação para adquirirem tranquilidade e concentração, ou em workshops de dança para fazere, uma nova experiência corporal. Nem sempre, porém, estas técnicas são inofensivas. Por vezes, são veículos para uma doutrina estranha ao Cristianismo: o esoterismo.

Nenhuma pessoa racional deveria concordar com esta mundivisão irracional, em que formigam espíritos, duendes e anjos (esotéricos), em que crêem em magia e os 'iniciados' têm um conhecimento misterioso, ocultado ao 'povo estúpido'.

Já no antigo Israel se alertava para o perigo da crença em deuses e espíritos, proveniente dos povos circunvizinhos. Só Deus é o Senhor; não existe outro Deus além d'Ele. Também não existe uma técnica (mágica) para encantar o 'divino', impor os próprios desejos ao universo ou atingir a redenção. Muitas coisas do esoterismo são, na perspectiva cristã, superstição ou ocultismo.
O esoterismo passa ao lado da realidade de Deus. Ele é um ser pessoal, é o amor e a origem da vida, não uma energia cósmica fria. O ser humano é desejado e criado por Deus; não é divino, mas uma criatura ferida pelo pecado, ameaçada pela morte e necessitada de redenção.

Enquanto os adeptos do esoterismo aceitam geralmente que o ser humano se pode redimir a si mesmo, os Cristãos crêem que só Jesus Cristo e a Graça de Deus os salvam. De igual modo, nem a natureza nem o cosmo são Deus (panteísmo); antes, o Criador, que nos ama com todo o amor, é infinitamente maior e distinto de tudo o que Ele criou." (YouCat p. 196)

Um comentário:

  1. Rsrsrs vejo cada vez, que religiosos sao pessoas dormentes para a verdade de deus.

    ResponderExcluir