Ser chamado, acreditar e corresponder


Em uma das perguntas elaboradas pela Congregação para Doutrina da Fé, Vassula é questionada sobre o motivo que a faz empreender a sua missão. Na resposta, ela é muito objetiva: "porque fui chamada por Deus; segundo, eu acreditei, e correspondi-Lhe; por isso, quero fazer a Vontade de Deus."

No início de sua missão, Vassula enfrentou diversas perseguições, inúmeros desafios, e um deles era a sua própria desconfiança a respeito da veracidade daquela Obra.

"Eu sentia-me totalmente desconcertada e tinha medo de ser enganada. Esta incerteza foi realmente a maior cruz porque, em toda a minha vida, eu jamais tinha ouvido dizer que, neste nosso tempo, Deus poderia falar a pessoas e não conhecia ninguém a quem pudesse interrogar a este respeito. E por isso mesmo, eu tentei rejeitar esta manifestação."

Lentamente, com o tempo, Vassula passou a ver a Mão de Deus em tudo que lhe acontecia, com isso ela começou a sentir-se mais tranquila e a ter confiança de que tudo era unicamente Obra divina. O medo foi desaparecendo e a confiança foi cada vez mais aumentando, até porque ela percebeu que onde, por sua insuficiência, ela faltasse, o Senhor tudo faria, garantindo, assim, que Sua Obra sempre se realizaria de forma gloriosa.

"Aproximar-se dos sacerdotes, monjes e bispos ortodoxos, para que eles reconhecessem o Papa e para que se reconciliassem sinceramente com a Igreja Romana, não é tarefa lá muito fácil, como o diz nosso Senhor numa das Suas Mensagens; é como tentar remar na direção oposta de uma poderosa corrente; mas depois de ter visto quanto nosso Senhor sofre com a nossa divisão, não podia recusar a nosso Senhor o Seu pedido, quando me pediu que levasse esta cruz. Por isso, eu aceitei esta missão, não sem ter no entanto passado (e passo sempre) por um sem número de fogos", revelou Vassula.

É muito interessante perceber o motivo pelo qual leva Vassula a empreender uma tão nobre missão. Ela destaca três etapas importantes de sua conversão: "fui chamada por Deus"; "eu acreditei" e "correspondi-Lhe".

O testemunho que, corajosamente, é dado por Vassula Ryden deve servir de reflexão e sinal para todas as pessoas que desejam alcançar um nível maior de intimidade com Deus e corresponder ao Seu Amor, atingindo assim uma verdadeira vida Nele.

Vassula não esconde as dificuldades que teve no início de sua caminhada, certamente por que elas são inerentes a qualquer um que sinta impulsionado a sair de um estado "frio" de vida para um outro onde Deus seja verdadeiramente TUDO.

Por isso, mais do que ficar impressionado pelo sobrenatural da Obra, A Verdadeira Vida em Deus deve nos ajudar a colocar os pés no chão e responder, constantemente, perguntas como "Qual a minha atitude diante do chamado que Deus realiza na minha vida? Acredito verdadeiramente nisso? Tenho me esforçado para corresponder a esse Amor?" São perguntas que devem estar em nossa mente e em nosso coração.

"Hoje, Eu grito, como outrora o fiz a Jerusalém: 'Todo aquele que tem sede venha! Venha a Mim! Vinde e bebei, vós que credes em Mim, porque de Meu Sagrado Coração correm fontes de água viva!' Vinde refrescar-vos, vinde reviver! E então a luz de vossos olhos será a Luz de Meu Espírito"
(Mensagem de Jesus Cristo
Vol. IX p. 77)

2 comentários: