Você já teve a sensação de não estar produzindo nada na vida? Estuda, estuda, estuda ou trabalha, trabalha, trabalha ou estuda e trabalha, estuda e trabalha... e depois se pergunta: mas para quê mesmo? Talvez alguns jovens não percebam, mas a vida de muitos está se tornando um grande vazio: vazio na família, vazio nas redes de amizade, vazio no emprego... Parece mesmo que o mar não está pra peixe!
Foi uma experiência semelhante a essa que o nosso digníssimo São Pedro enfrentou. Imaginem o que é trabalhar a noite toda na pescaria e depois sair com as redes vazias! Que frustração não deve ter sentido! Deve ter se achado um inútil, incapaz, até ter xingado a própria vida. Muito parecido com cenas do nosso cotidiano, não é?
Então, eis que uma grande Luz apareceu. "Avança mais para o fundo, e ali lança a tua rede para a pesca" (Lc 5,4). Foi ouvindo e seguindo a voz de Jesus Cristo que a situação se transformou. O Evangelho narra que, fazendo o que o Senhor tinha sugerido, Pedro conseguiu uma grande quantidade de peixes.
Esse trecho bíblico nos mostra que ao invés de ficarmos só lamentando, murmurando, produzindo doenças em nós, talvez fosse melhor tentar jogar as redes um pouco mais ao fundo, ou seja, ir além da rotina. Tentar enxergar além do quintal de casa, reparar o mundo, seus problemas.
A edição de maio da revista Mundo e Missão trouxe um grande exemplo para ser refletido. Annalena Tonelli deixou seu país, a Itália, e foi morar na África porque havia decidido ajudar os pobres, sofredores, abandonados, especialmente as vítimas de tuberculose, da Somália. Largou tudo que tinha e foi viver na pobreza extrema, radical.
Nessa vida de pobreza, ela conseguiu reativar hospitais, criar escolas para crianças e adultos, incluindo os deficientes, e implantou cursos de atualização sanitária para funcionários paramédicos.
Agora, veja só: um senhora desprovida de tudo conseguiu fazer tanto por um povo. Hoje, o que vemos? Muitos deixam tudo para correr atrás de dinheiro e, quando conseguem, não fazem nada pelos outros. Não importa tanto o projeto que Deus fez para mim, o que importa mesmo é quanto ($) eu vou ganhar com ele. As vezes, pessoas que não sabem mais onde enfiar tanto dinheiro são exatamente as que menos fazem para evitar que alguém morra de fome. Com suas míseras esmolas acham estarem fazendo um grande favor!
Você já parou para pensar se é esse tipo de adulto vazio que você quer ser? Devemos tomar muito cuidado, porque as coisas hoje como estão vão nos levando para esse caminho sem nem a gente perceber!
Só nos resta ouvir a Voz de Jesus e fazer toda a diferença: "Não tenhas medo! De agora em diante serás pescador de homens!" (Lc 5,10)
Nenhum comentário:
Postar um comentário