Acolhendo apelo do Sumo Pontífice da Igreja Católica, o Vaticano lança um importante subsídio que poderá trazer muita gente de volta aos confessionários.
"O SACERDOTE MINISTRO DA MISERICÓRDIA DIVINA. SUBSÍDIO PARA CONFESSORES E DIRETORES ESPIRITUAIS" é considerado pela Igreja como um "instrumento útil à formação permanente do Clero e uma ajuda à redescoberta do valor imprescindível da celebração do sacramento da reconciliação e da direção espiritual."
"É necessário voltar ao confessionário, como lugar no qual celebrar o sacramento da reconciliação, mas também como lugar onde 'habitar' com mais frequência, para que o fiel possa encontrar misericórdia, conselho e conforto, sentir-se amado e compreendido por Deus e experimentar a presença da Misericórdia Divina, ao lado da Presença real na Eucaristia", disse o Santo Padre Bento XVI na alocução aos participantes do XXI Curso sobre o Foro Interno organizado pela Penitenciaria Apostólica em 11 de março de 2010.
O documento ainda fala que juntamente com a Celebração diária da Eucaristia, a disponibilidade para o atendimento das confissões sacramentais, a acolhida dos penitentes e, quando solicitado, o acompanhamento espiritual são a real medida da caridade pastoral do sacerdote e, com ela, o testemunho da alegre e correta assunção da própria identidade, redefinida pelo sacramento da Ordem, reduzida a mera função.
"A redescoberta do sacramento da reconciliação, como penitentes e como ministros, é a medida da autêntica fé no agir salvífico de Deus, que se manifesta mais eficazmente na potência da graça, do que nas estratégias humanas de organização de iniciativas, também pastorais, que às vezes descuidam do essencial", diz o documento.
>>>Dando o exemplo
De acordo com a Agência de notícias da Igreja Católica em Portugal, Eclesia, o Papa irá administrar o Sacramento da Reconciliação atendendo alguns jovens para confissão na Jornada Mundial da Juventude, que será realizada em Madrid, na Espanha, de 16 a 21 de agosto.
Nenhum comentário:
Postar um comentário