Algumas pessoas dizem que a Igreja é uma instituição desconectada com a realidade. Quem pensa assim está totalmente desconectado com a Igreja. Há muito tempo, o Clero estuda e divulga a importância, por exemplo, dos meios de comunicação social. A internet, a mais moderna mídia, é tema de vários documentos do Magistério. Citamos a seguir, um pequeno trecho de "Igreja e internet", elaborado pelo Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Nele, podemos perceber o esforço da Igreja em estar presente em todos os seguimentos da sociedade, levando o Evangelho de Jesus a todos os cantos do mundo, como Ele mesmo pediu.
"Uma vez que o anúncio da Boa-Nova às pessoas formadas por uma cultura dos meios de comunicação social exige uma cuidadosa atenção às características singulares dos próprios meios de comunicação, atualmente a Igreja precisa compreender a Internet.
Isso é necessário afim de que ela possa comunicar-se eficazmente com os indivíduos - de modo especial com os jovens - que se encontram mergulhados na experiência desta nova tecnologia, e também com relação a fazer bom uso da mesma."
"A internet é relevante para muitas atividades a programas da Igreja: a evangelização, incluindo a reevangelização, a nova evangelização e a obra missionária tradicional ad gentes, a catequese e outros tipos de educação, notícias e informações, a apologética, governo e administração, assim como algumas formas de conselho pastoral e de direção espiritual.
Embora a realidade virtual do espaço cibernético não possa substituir a comunidade interpessoal concreta, a realidade da encarnação dos sacramentos e a liturgia, ou a proclamação imediata e direta do Evangelho, contudo pode completá-las, atraindo as pessoas para uma experiência mais integral da vida de fé e enriquecendo a vida religiosa dos usuários.
Ela também oferece à Igreja formas de comunicação com grupos específicos - adolescentes e jovens, idosos e pessoas cujas necessidades obrigam-nas a permanecer em casa, indivíduos que vivem em regiões remotas e membros de outros organismos religiosos - que, de outra forma, seria difícil alcançá-los.
Atualmente, um crescente número de paróquias, dioceses, congregações religiosas e instituições ligadas à Igreja, programas e organizações de todos os tipos recorrem efetivamente à internet para estas e outras finalidades.
Em alguns lugares, já existem projetos criativos financiados pela Igreja, tanto nacional como regionalmente. A Santa Sé tem sido ativa neste setor já há vários anos e continua a crescer e a desenvolver sua presença na internet.
Grupos ligados à Igreja, que ainda não deram passos decisivos para entrar no espaço cibernético, são encorajados a considerar a possibilidade de o fazer quanto antes. Recomendamos vivamente o intercâmbio de idéias e de informações acerca da internet, entre aqueles que já têm experiência neste campo e os principiantes."
Leia mais em: Igreja e internet" - Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário