"Advertimos a respeito da necessidade urgente de apresentar missionariamente a verdadeira face da Igreja à juventude e trabalhar a relação entre fé e razão."
"Quando evangelizados - com testemunho e metodologia- os jovens se empolgam com a pessoa e o projeto de Jesus Cristo. Por que, contudo, face à Igreja muitos mostram resistência?
Muitos jovens têm dificuldade para entender que eles são Igreja ou não se sentem acolhidos nas comunidades.
Constatamos que a imagem que muitos deles têm da Igreja é de algo ultrapassado, burocrático, e que fala uma linguagem que não se conecta com sua vida.
Constatamos que a imagem que muitos deles têm da Igreja é de algo ultrapassado, burocrático, e que fala uma linguagem que não se conecta com sua vida.
Frequentemente compreendem-na apenas como instituição e não como a comunidade dos seguidores de Jesus. Em muitos ambientes universitários e meios de comunicação, a Igreja é apresentada como cúmplice da injustiça e, em diferentes situações históricas, contra o progresso humano.
Falta aos jovens o conhecimento de tantas experiências de santidade e solidariedade na história da Igreja, tendo como protagonistas os missionários Bem-aventurado Pe. Anchieta, Pe. Manoel de Nóbrega, Bartolomeu de Las Casas.
Em nosso tempo, também destacam-se outros exemplos de vida cristã, santidade e martírio: São Domingos Sávio, Santa Maria Goretti, Santo Frei Galvão, Bem-aventurada Madre Teresa de Calcutá, o Servo de Deus João Paulo II, os brasileiros Pe. Manoel Gomes Gonzalez, o coroinha Adílio Daronch e Albertina Berkenbrock, a serem proximamente beatificados, assim como Ir. Dulce, Dom Oscar Romero, Dom Helder Câmara, Ir. Dorothy, Pe. Josimo, Pe. Ezequiel Ramim, Dom Luciano Mendes de Almeida, Dom José Mauro Pereira Bastos e tantos outros.
Nas cidades grandes, chama a atenção a ausência dos jovens na vida eclesial, de modo especial os de nível social e escolaridade mais elevada, para os quais não há um trabalho pastoral específico. Em alguns lugares, a Igreja se afastou e os perdeu.
Advertimos a respeito da necessidade urgente de apresentar missionariamente a verdadeira face da Igreja à juventude e trabalhar a relação entre fé e razão."
(Texto extraído do Documento Evangelização da Juventude. Desafios e Perspectivas Pastorais - documento nº 85 da CNBB)
Nenhum comentário:
Postar um comentário