Entre as muitas capacidades que nos caracterizam como seres humanos estão a liberdade e a inteligência.
A liberdade de poder tomar nossas próprias decisões, escolher o caminho a seguir e a inteligência que nos ajuda a escolher sempre o melhor, não agir por impulso ou por instinto, refletir, pensar bem antes de tomar uma decisão.
Veja o peixe, por exemplo. O coitado morre pela boca. Ao ver aquela minhoca nadando, dando sopa, ele não pensa duas vezes e nhaacc... fim trágico. Nenhum percebeu até agora que existe um anzol dentro dela!!!!
Pois bem, a inteligência, característica intrínseca do ser humano, nos ajuda a não nos colocar em situações de risco, até porque temos a liberdade de evitá-las.
E tudo isso graças exclusivamente a Deus, que nos criou a Sua imagem e semelhança. Já nascemos com essas características porque Ele as colocou em nós.
Outra característica comum entre nós é o desejo de ser feliz. Isso todo mundo tem. Aliás, a felicidade é um outro Dom dado por Deus. Ele é a origem, a fonte da felicidade. Saber disso faz toda a diferença! Saber que a felicidade vem de Deus nos dá a certeza que ela é algo INFINITO, não é passageiro, não é para um momento específico.
Tem muita gente por aí, jovens principalmente, achando que encontram felicidade em algumas circunstâncias da vida que dão um certo prazer, uma sensação de plenitude, mas não dura muito. Acaba tão rápido quanto o salário!
Pensa bem: aquilo que te dá uma sensação que você considera como felicidade mas que depois passa... é a mesma sensação que teve o finado peixinho quando viu aquela minhoca assassina. E isso por um motivo bem simples: FELICIDADE NÃO ACABA! É ETERNA!!! DEUS NÃO CRIA ALGO IMPERFEITO.
Você pode agora me perguntar: “Tá bom, e nos momentos de sofrimento? Cadê a felicidade que nunca acaba?”
Se você encontrou A felicidade, até nesses momentos ela não desaparece. Tá aí os milhares de Santos que não me deixam mentir. Hoje eles são aclamados santos, mas foram pessoas como nós, carne e osso e muuuuuiitaaa dificuldade na vida! Só que na vida souberam amar Cristo e viver na prática esse amor CQC! E quem tem Jesus meu amigo, encontrou A felicidade!
Vê São Paulo, por exemplo! É impressionante como ele escreveu tantas coisas belas sobre a vida, sobre o Amor, sobre a fé... Fico imaginando que tamanha inspiração tenha vindo de muita sombra e água fresca, das ilhas paradisíacas que ele deve ter visitado. Que felicidade! Que doce ilusão!!!
São Paulo sofreu muito na vida, mesmo assim vemos em suas cartas palavras de alguém que conheceu a verdadeira felicidade: “Nós nos gloriamos também nas tribulações...” (Rm 5,3) O problema é que colocamos a razão de nossa felicidade no dinheiro, nas baladas, nas drogas, no sexo e em muitas outras coisas que são totalmente FINITAS. Daí o resultado, já sabe né? Depressão, tristeza e outros tipos de problemas. Depois nos perguntamos: “Cadê Deus que não olha pra mim?”
Ele tá gritando no teu ouvindo: “Busca PRIMEIRO o Meu Reino, que te dá a Verdadeira Felicidade, e as outras coisas que você precisa pra viver aí no mundo vão vir como CONSEQUÊNCIA”.
Vê só essas Palavras:
“Conheço meus projetos sobres vocês
-oráculo do Senhor-
são projetos de felicidade e não de sofrimento,
para dar-lhes um futuro e uma esperança” (Jr 29,11)
Projetos de felicidade! Palavra de Quem é o Autor da Felicidade. E aí, vai recusar? Claro que não, né!
Nenhum comentário:
Postar um comentário