Mãe, ensina-nos a fazer tudo o que Ele nos disser

O encontro de jovens do mês de junho teve como tema Maria, a Mãe de Jesus. Um momento de crescimento na fé e no conhecimento dessa Grande Mulher que intercede sempre por nós junto a Seu Filho. E isso são as próprias Escrituras que comprovam.

A seguir, um pouco da reflexão que foi feita:


Jesus diz: “E, hoje como ontem, quando o Mais Belo Amor passa por sobre a terra, escoltada pelos Meus Anjos – cujos olhos jamais cessam de admirar a Admirável, a Mais Santa de todas as Virgens, maravilhados com a Beleza da Obra Prima de Meu Pai – quando Ela passa por sobre a terra, Ela Mesma intervém amorosamente e responde às vossas súplicas.” (Vol VIII p. 149)


Os relatos bíblicos da visita de Nossa Senhora à sua prima Isabel (Lc 1, 39-56) e das Bodas de Caná (Jo 2, 1-11) nos revelam, com profundidade, duas grandes características de Maria, Mãe de Jesus: sua simplicidade e seu efetivo poder de intercessão, ambas oriundas de sua condição privilegiada de Mãe de Deus e de alguém que soube viver plenamente sua humanidade e espiritualidade.

Ao levar o Rei em sua barriga, Maria fez questão de nos ensinar a grande virtude da humildade, da simplicidade e do estar disponível para servir ao próximo, indo assistir sua parenta, de idade avançada e grávida de João Batista.

O acontecimento em Caná nos dá toda a confiança que, de fato, podemos e devemos tê-la sempre junto de nós. Como sabemos, os Evangelhos, assim como todas as Sagradas Escrituras, tem por finalidade relatar a manifestação da Glória de Deus. Assim foi o que aconteceu graças ao olhar atento de Maria naquele casamento.

Parecia mais lógico que o segundo capítulo de São João começasse falando que no terceiro dia, houve uma festa de casamento em Caná da Galiléia e Jesus estava lá. No entanto, a leitura parece, de fato, querer deixar bem explícito a importância da presença de Maria, citando-a antes mesmo do Próprio Jesus. Vale lembrar que São João conviveu com Nossa Senhora, o que certamente fez com que a conhecesse bem, ou seja, ele escreveu com profundo conhecimento de causa.

Ao perceber a falta de vinho, se estivéssemos no lugar de Maria, talvez teríamos logo interrompido a festa, anunciado a tragédia e aproveitado a oportunidade para aparecer dizendo a todos que não se preocupassem porque já sabíamos o que fazer para resolver o imprevisto!

Outro grande ensinamento de humildade de Nossa Senhora: não fez questão de receber nem um simples “obrigado” por ter antecipado a primeira manifestação da Glória de Deus na vida pública de Jesus Cristo.

Diante do testemunho sobre Maria dado pelas Sagradas Escrituras, todos nós queremos nos confiar à Sua Proteção. E assim como o Bem-Aventurado João Paulo II fez, consagrar os jovens do mundo inteiro à Mulher que tem a condição de Mãe de Deus. Sabemos que se Ela estiver ao nosso lado, nosso vinho nunca faltará.

Cabe a nós, jovens, em meio a tantos obstáculos para a santidade, tantos atrativos que nos dispersam e nos levam para caminhos obscuros, olhar e imitar Maria, que está sempre mostrando Jesus, o Caminho, a Verdade e a Vida.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário