Você ama Deus ou apenas sabe que Ele existe e acha que O ama?

Se alguém fizer esta pergunta a nós certamente responderemos sem nem pensar: "Sim, eu amo Deus". Mas, na prática, sabemos mesmo o que é amar a Deus? Será que não estamos confundindo com uma simples admiração, respeito ou medo?

Uma das primeiras palavras de Deus para Vassula foi esta: "Você me ama, Vassula?". 

Olha bem: estamos falando de uma mulher que passou décadas em pecado, sem pisar direito na Igreja, sem oração, nem aí pra Deus! De repente, Deus rompe essa distância e age mesmo de forma sobrenatural na vida desta criatura para lhe comunicar algo. Quantas coisas importantíssimas Deus não teria para falar com ela, quantas correções, quantos reclamações, orientações... mas Ele estava interessado em saber se ela O amava!

Certamente, se Deus aparecesse na nossa frente Ele iria nos fazer a mesma pergunta: Você me ama, Maria? Você me ama, Paulo? Você me ama, Ana? Você me ama, Tereza? Você me ama, André?...

Quando Vassula respondeu que O amava, Ele soube que aquele amor era ainda muito fraco, mas não a repreendeu por isso, apenas disse: "Ama-me ainda mais". Mas como fazer isso?

Deus não quer um povo que O honre com os lábios, enquanto o seu coração está longe Dele (Mt 15,8). Temos que amá-Lo com o coração, ou seja, com a profundidade do nosso ser. 

Na nossa cultura, o coração representa a raiz íntima dos pensamentos, do comportamento, dos desejos. Deve haver, por tanto, uma fusão do coração do homem com o Coração Divino. Intimidade. Conhecimento.

Não podemos amar Deus a distância. É preciso estar próximo Dele, assim como fazemos com uma pessoa que amamos, queremos estar com ela o máximo de tempo possível. Com Deus acontece do mesmo jeito, se não temos intimidade com Ele, se não nos sentimos perto Dele, para Lhe falar e acabarmos por nos sentir em verdadeira intimidade com Ele, não poderemos amá-Lo.

DEUS É SIMPLES! Podemos e devemos ir até Ele na nossa simplicidade. Sem fingimentos. Sem medo. Com sinceridade.

Infelizmente, as vezes se cria uma imagem de Deus errada. Uma imagem temível, um juiz severo, intolerante, ansioso por coordenar, que não nos ensina a amá-Lo. Um Deus mudo, sem vida, resumido a um nome escrito na Bíblia. Por outras palavras, fizemos Deus de acordo com a nossa própria imagem. Isso é um absurdo imenso! Deus não é assim! Deus é O Amor!

Vamos nos unir em oração e pedir a Jesus que nos ensine a amá-Lo mais!



Um comentário:

  1. com este texto lido , posso afirmar que nao sei amar, perdoar , ter fé, me arrepender !

    ResponderExcluir