O que fazer para encontrar Jesus?

Depois de procurar Jesus por três dias, Maria e José O encontraram no Templo (Lc 2, 41-52).  E nós, quantas vezes temos a sensação de procurar Jesus e não O encontrar? O que fazer, então, para procurá-Lo e encontrá-Lo?

Jesus diz: "Venha você, que ainda vagueia neste deserto, dizendo: 'Tenho procurado o Meu Redentor, mas não O encontro'.

Encontre-Me, Meu bem-amado, na pureza de coração, amando-Me sem interesse pessoal. Encontre-Me na santidade, no abandono que desejo de você. Encontre-Me, observando os Meus Mandamentos. Encontre-Me, substituindo o mal pelo amor. Encontre-Me na simplicidade de coração.

Não peque mais, pare de fazer o mal; aprenda a fazer o bem, busque a justiça, ajude o oprimido." (8.7.89)



Jesus: Terno, Delicado e Companheiro

Impressionante testemunho de Vassula Ryden  sobre Jesus Cristo

Vassula diz: "Nenhuma pessoa humana poderá falar com tanta doçura. Jesus é muito delicado e muito paciente conosco. Jesus nunca força ninguém. Nunca senti alguma pressão de Jesus, forçando-me para qualquer coisa que fosse. 

Apesar de muitas vezes achar que eu deveria ser repreendida,  quando caía em algum erro, sempre ia ter com Jesus e Lhe dizia: 'Perdoa-me, Jesus; desculpa-me que eu cometi um erro...', Ele dizia-me: 'Não tem importância; tu estás a aprender'.

Jesus não interfere na nossa liberdade. Quando Ele me chama para o ditado, me pede licença para usar minha mão. Ele usa sempre a palavra 'permite-Me'. Ele diz: 'Permite que Me sirva da tua mão para escrever; permite-Me que Me sirva do teu tempo para escrever?' E outras vezes diz: 'Ainda desejas continuar este trabalho Comigo?'.

O uso do verbo 'permitir', quando se pede, foi-me ensinado por Ele, pois Ele, embora sendo Deus e Soberano, pede sempre às Suas criaturas: 'Permites-Me que faça isto ou aquilo?'

O Senhor Jesus é terno, delicado. Ele trata-nos como se nós fossemos de porcelana e vem ao nosso encontro a pequenos passos, para não nos assustar.

Nós não devemos ter medo de Jesus, Ele é o nosso melhor Amigo, o nosso mais santo Companheiro".

Você ama Deus ou apenas sabe que Ele existe e acha que O ama?

Se alguém fizer esta pergunta a nós certamente responderemos sem nem pensar: "Sim, eu amo Deus". Mas, na prática, sabemos mesmo o que é amar a Deus? Será que não estamos confundindo com uma simples admiração, respeito ou medo?

Uma das primeiras palavras de Deus para Vassula foi esta: "Você me ama, Vassula?". 

Olha bem: estamos falando de uma mulher que passou décadas em pecado, sem pisar direito na Igreja, sem oração, nem aí pra Deus! De repente, Deus rompe essa distância e age mesmo de forma sobrenatural na vida desta criatura para lhe comunicar algo. Quantas coisas importantíssimas Deus não teria para falar com ela, quantas correções, quantos reclamações, orientações... mas Ele estava interessado em saber se ela O amava!

Certamente, se Deus aparecesse na nossa frente Ele iria nos fazer a mesma pergunta: Você me ama, Maria? Você me ama, Paulo? Você me ama, Ana? Você me ama, Tereza? Você me ama, André?...

Quando Vassula respondeu que O amava, Ele soube que aquele amor era ainda muito fraco, mas não a repreendeu por isso, apenas disse: "Ama-me ainda mais". Mas como fazer isso?

Deus não quer um povo que O honre com os lábios, enquanto o seu coração está longe Dele (Mt 15,8). Temos que amá-Lo com o coração, ou seja, com a profundidade do nosso ser. 

Na nossa cultura, o coração representa a raiz íntima dos pensamentos, do comportamento, dos desejos. Deve haver, por tanto, uma fusão do coração do homem com o Coração Divino. Intimidade. Conhecimento.

Não podemos amar Deus a distância. É preciso estar próximo Dele, assim como fazemos com uma pessoa que amamos, queremos estar com ela o máximo de tempo possível. Com Deus acontece do mesmo jeito, se não temos intimidade com Ele, se não nos sentimos perto Dele, para Lhe falar e acabarmos por nos sentir em verdadeira intimidade com Ele, não poderemos amá-Lo.

DEUS É SIMPLES! Podemos e devemos ir até Ele na nossa simplicidade. Sem fingimentos. Sem medo. Com sinceridade.

Infelizmente, as vezes se cria uma imagem de Deus errada. Uma imagem temível, um juiz severo, intolerante, ansioso por coordenar, que não nos ensina a amá-Lo. Um Deus mudo, sem vida, resumido a um nome escrito na Bíblia. Por outras palavras, fizemos Deus de acordo com a nossa própria imagem. Isso é um absurdo imenso! Deus não é assim! Deus é O Amor!

Vamos nos unir em oração e pedir a Jesus que nos ensine a amá-Lo mais!



E aí, bora fazer as pazes com Deus?

Existe alguma palavra que represente melhor o pecado que a palavra "veneno"? Acho que não! Porque é exatamente nisso que o pecado se torna para nós: em veneno! Ele deixa o nosso coração cheio de hostilidade, arrogante, com falta de perdão, duro feito um pedra e sem caridade. Em outras palavras, vai nos matando, ainda que lentamente.

Agora, pensemos no seguinte: se acontecer de alguém, por engano, ingerir algum veneno, essa pessoa com certeza vai imediatamente ao médico, pois sabe que quanto mais tempo a substância ficar em seu corpo mais risco de vida ela corre, não é? Se o pecado faz em nossa alma aquilo que o veneno faz em nosso corpo, não deveríamos também nos livrar dele com a mesma agilidade? E como fazemos para nos livrar dele?

No início de sua conversão, Jesus pediu a Vassula para procurar um Padre e confessar os seus pecados. Ela teve a mesma reação que muita gente tem hoje em dia: "se eu posso falar com Deus diretamente porque deveria falar meus pecados para um outro homem?" A resposta que ela ouviu foi bem clara:

"Vassula, você sabe que Sou Eu quem fala com você e estou dizendo a você que quero que você se confesse com um padre, pois ele me representa, Fui Eu quem deu esta ordem", disse Jesus. Naquele momento Vassula entendeu que se tratava de uma ordem dada por Jesus a Seus Apóstolos e que se não cumprisse esta ordem estaria sendo rebelde.

Na verdade, só Deus perdoa os pecados. E Jesus Cristo, como Filho de Deus, também exerce esse Poder Divino: "O Filho do Homem tem poder de perdoar pecados na terra" (Mc 2,10); "Teus pecados estão perdoados" (Mc 2,5; Lc 7, 48)

E o que muitas pessoas não compreendem é que em virtude de Sua Autoridade Divina, Jesus transmite esse poder aos homens para que o exerçam em Seu Nome: "Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos" (Jo 20, 23). O mundo quase todo, hoje, se tornou rebelde, não quer mais obedecer aos Mandamentos e aos preceitos do Senhor.

Em uma das Mensagens a Vassula, Jesus diz: "Não digais: 'por que confessar-me? Não tenho nada a dizer ao meu confessor'. Não sejais, também vós, um dos que perderam o sentido do pecado; estais muito longe de ser perfeitos (...) Se soubésseis até que ponto é verdadeiramente alarmante o não conhecer a causa dos próprios pecados, o não sentir os próprios pecados e o ter mesmo perdido o sentido do que é bem e do que é mal!" (02.10.89)

Existem ainda muitas pessoas que já não se confessam há muitos anos e mesmo assim vão à Sagrada Comunhão. Elas dizem: "eu não roubei, não matei, não fiz nada de errado...." Desse modo até pensam que não possuem  pecados! Mas, só pelo fato de pensarem assim, já isso é pecado! Verdade é que devemos pedir perdão a Deus todos os dias, a todo momento. 

Certa vez, o Senhor explicou a Vassula que é como quando tomamos um banho, pela manhã. Ficamos bem limpos. Mas, desde que saimos do banheiro, ainda que não a vejamos, a poeira que gira no ar cai em cima de nós. Logo logo já estaremos necessitando de um outro banho. O pecado é assim também. Por isso, Jesus quer que nos confessemos pelo menos uma vez por mês.

"Vinde aos Braços do vosso Salvador, com as vossas culpas, que Eu Vos purificarei e vos curarei, vos tornarei divinos, porque Eu Sou a Divindade, vos tornarei perfeitos! Vinde a Mim como sois; não tenhais medo de Mim, que Eu Sou um Deus de Amor, sou cheio de Misericórdia para com os miseráveis!... Espero-vos ardentemente. O Meu Amor por vós é tão grande que Eu, o Santo dos Santos, o Eterno e Soberano de toda a Minha Criação, Me inclino para vós para vos alcançar e curar as vossas enfermidades. Estou sempre no meio de vós, e até ao fim." (21.11.88)

E aí, bora fazer as pazes com Deus?


ORAÇÃO DE ARREPENDIMENTO E LIBERTAÇÃO

"Senhor, Vós me suportastes durante todos estes anos, com meus pecados. 
No entanto, tivestes piedade de mim.

Desencaminhei-me em todos os sentidos, mas agora não mais pecarei. 
Tenho-Vos ofendido e sido injusto; não mais serei assim.

Renuncio ao pecado, renuncio ao demônio, renuncio à iniquidade que mancha minha alma. 
Libertai minha alma de tudo que é contrário à Vossa Santidade.

Suplico-Vos, Senhor, que me liberteis de todo o mal. 
Vinde Jesus, agora, vinde habitar em meu coração.

Perdoai-me, Senhor, e permiti que eu repouse em Vós, 
porque sois meu Escudo, 
meu Redentor 
e minha Luz, 
e em Vós confio.

De hoje em diante eu Vos bendirei, Senhor, a todo o momento.

Repudio o mal e todos os outros deuses e ídolos 
por que sois Excelso sobre a terra inteira,
 transcendendo em muito a todos os outros deuses.

Com Vosso Braço poderoso, livrai-me da doença, livrai-me de me tornar um prisioneiro, 
livrai-me da pertubação e subjugai meu inimigo, o demônio. 
Vinde depressa em meu socorro, ó Salvador! 
Amém.