Reflexão para a Quaresma

"Renuncia à queixa - Seja agradecido  
Renuncia ao pessimismo - Seja otimista
Renuncia a julgar com dureza - Tenha bons pensamentos
Renuncia à preocupação - Confia na Divina Providência
Renuncia ao desalento - Encha-te de esperança
"Renuncia à amargura - Pratica o perdão
Renuncia ao ódio - Paga o mal com o bem
Renuncia à negatividade - Seja positivo
Renuncia à inquietude - Seja mais paciente
Renuncia ao egoísmo - Vive na gratuidade
Renuncia à melancolia - Desfruta a beleza que está ao teu rededor
Renuncia à inveja - Reza pedindo confiança
Renuncia às fofocas - Controla tua língua
Renuncia ao pecado - Volta-te à virtude
Renuncia a dar-te por vencido - Não desanimes!"
(Padre Richie)




"Ama-Me, ama-Me, sente-Me, sente o Meu Amor insaciável por ti. Tenho sede do teu amor. Peço mais amor, de ti. Vassula, ausculta as palpitações do Meu Coração 1 Eu não tolero rivais: nenhum! Se visse ou encontrasse rivais, destruí-los-ia 2 ; nada Me substituirá. E serei sempre o Senhor."

1 Jesus estava apaixonado
2 Jesus refere-Se às coisas e prazeres materiais

Quarta-feira de cinzas

Com a imposição das cinzas, se inicia uma estação espiritual particularmente relevante para todo cristão que quer se preparar dignamente para viver o Mistério Pascal, quer dizer, a Paixão, Morte e Ressurreição do Senhor Jesus.

Este tempo vigoroso do Ano litúrgico se caracteriza pela mensagem bíblica que pode ser resumida em uma palavra: "matanoeiete", que quer dizer "Convertei-vos". Este imperativo é proposto à mente dos fiéis mediante o austero rito da imposição das cinzas, o qual, com as palavras "Convertei-vos e crede no Evangelho" e com a expressão "Lembra-te de que és pó e para o pó voltarás", convida a todos a refletir sobre o dever da conversão, recordando a inexorável caducidade e efêmera fragilidade da vida humana, sujeita à morte.

A sugestiva cerimônia das cinzas eleva nossas mentes à realidade eterna que não passa jamais, a Deus; princípio e fim, alfa e ômega de nossa existência. A conversão não é, com efeito, nada mais que um voltar a Deus, valorizando as realidades terrenas sob a luz indefectível de sua verdade. Uma valorização que implica uma consciência cada vez mais diáfana do fato de que estamos de passagem neste fadigoso itinerário sobre a terra, e que nos impulsiona e estimula a trabalhar até o final, a fim de que o Reino de Deus se instaure dentro de nós e triunfe em sua justiça.

Sinônimo de "conversão" é assim mesmo a palavra "penitência”…

Penitência como mudança de mentalidade. Penitência como expressão de livre positivo esforço no seguimento de Cristo.

Tradição

Na Igreja primitiva, variava a duração da Quaresma, mas eventualmente começava seis semanas (42 dias) antes da Páscoa.

Isto só dava por resultado 36 dias de jejum (já que se excluem os domingos). No século VII foram acrescentados quatro dias antes do primeiro domingo da Quaresma estabelecendo os quarenta dias de jejum, para imitar o jejum de Cristo no deserto.

Era prática comum em Roma que os penitentes começassem sua penitência pública no primeiro dia de Quaresma. Eles eram salpicados de cinzas, vestidos com saial e obrigados a manter-se longe até que se reconciliassem com a Igreja na Quinta-feira Santa ou a Quinta-feira antes da Páscoa. Quando estas práticas caíram em desuso (do século VIII ao X) o início da temporada penitencial da Quaresma foi simbolizada colocando cinzas nas cabeças de toda a congregação.

Hoje em dia na Igreja, na Quarta-feira de Cinzas, o cristão recebe uma cruz na fronte com as cinzas obtidas da queima das palmas usadas no Domingo de Ramos do ano anterior. Esta tradição da Igreja ficou como um simples serviço em algumas Igrejas protestantes como a anglicana e a luterana. A Igreja Ortodoxa começa a quaresma desde a segunda-feira anterior e não celebra a Quarta-feira de Cinzas.

Texto retirado do site ACI Digital


Jovens transformados!

"Quando o jovem não se decide, corre o risco de ficar uma eterna criança! Eu vos digo:
Coragem!
Ousai decisões definitivas, porque na verdade são as únicas que não destroem a liberdade, mas lhe criam a justa direção, possibilitando seguir em frente e alcançar algo de grande na vida."
 (Papa Bento XVI, Discurso, 21/03/2009)


Relação sexual: quando e por quê?

Quando garantir ao homem e a mulher a dignidade, o respeito, a liberdade e a racionalidade.

"As coisas vivas no universo devem sua vida ao princípio do sexo*." Através dele, a pessoa não pode ser vista como objeto ou animal, mas como ser humano, e o que humaniza o sexo é: o AMOR.

Muito mais do que a entrega do corpo, na relação sexual há a entrega da vida como todo: sonhos, projetos, sentimentos, preocupações, passado, presente e futuro. Essa é a garantia de que haverá prazer antes, durante e depois da relação.

O problema é que muitos jovens têm dificuldade em cumprir uma certa lição da vida: nem tudo podemos ter ou fazer na hora em que queremos.

A regra é clara: "uma só carne." É no matrimônio que recebemos a benção e autorização de Deus para o sexo. É importantíssimo respeitarmos a ordem do Criador.

Muitos gostam de ficar presos ao fato da "proibição" e não compreendem o que há por trás disso. Deus é o PRIMEIRO interessado em que vivamos a vida no prazer, na alegria e na felicidade. Ou seja, não cumprir sua Lei de Amor gera, como consequência de nossa escolha, o contrário desses valores.

O bom da vida é viver em harmonia, isto é, respeitando suas regras. Ninguém diga que a regra é fazer o quer der na telha e ser feliz. Por um motivo óbvio: a felicidade é Dom de Deus. Aquilo que entra em choque com o projeto Divino gera morte.

Por isso, nossa propaganda para um sexo seguro neste carnaval é: ESPERE A HORA E A PESSOA CERTA!

"Uma relação sexual só é madura e humanizadora quando acontece numa situação de compromisso em todas as áreas e para sempre: o casamento. Somente aí há uma aliança e um compromisso de entrega total."

*Aos jovens com afeto - relação sexual / CNBB

"A Rússia se reerguerá!"

Pessoas mortas pela União Soviética
A edição de setembro de 2011 da revista Mundo e Missão trouxe um curioso artigo falando sobre a implantação do ensino religioso nas escolas russas.

Enquanto um País católico como o Brasil discute a presença deste tipo de disciplina nas escolas, os russos agora tentam minizar os efeitos causados por anos de ateísmo implantado no período soviético, quando a religião, especialmente o Cristianismo, foi duramente perseguida.

De acordo com a revista Mundo e Missão, a Rússia hoje enfrenta dificuldades como o alcoolismo, a violência e o aborto. Nenhuma outra medida de combate está sendo eficaz contra esses males, por isso, após um ano de experimentos, segundo a revista, o ensino dos "Fundamentos de cultura religiosa e ética" deve, finalmente, ser implantado nas escolas, já que as autoridades russas "olham a religião como o único instrumento em condição de oferecer uma sólida estrutura moral e ética aos jovens".


Cenas do documentário "História da União Soviética"


A RÚSSIA NAS MENSAGENS DE A VERDADEIRA VIDA EM DEUS

Esse é um tema já bastante familiar aos leitores de AVVD. Desde o início das revelações, Jesus explora o assunto não escondendo, por diversas vezes, a dor infligida no Seu Sagrado Coração ao vê-la rebelar-se contra Ele.

Obra inspirada em visão revelada
a Vassula Ryden
"Meu Coração ficou trespassado. Chorei... E como se isso não fosse suficiente, com soberba e sem o mínimo remorso, declarou guerra aberta contra mim, seu Pai, e contra todos os santos mártires! ... Deixou de Me adorar, de esperar em Mim e de Me amar! (...) E como se isso não bastasse, virou-se para satanás e com ele fez pacto de lhe ser fiel e o adorar, desde que lhe concedesse tudo quanto ela desejava." (Mensagem do dia 4.1.1988)

O mais impressionante é que, apesar de todo o ateísmo e as tentativas de disseminar esse mal no mundo por parte da Rússia, Jesus revelou seu reerguimento e sua transformação, tornando-a em exemplo de santidade para outras nações.

"...Rússia se reerguerá, palpitante de impaciência por ser consumida por Mim" (Mensagem do dia 9.11.1992).

"Minha Alma está sedenta desse glorioso momento. Pretendo mostrar Meu esplendor e Minha Glória a cada nação que vive debaixo deste céus, através de tua irmã, a Rússia." (Mensagem do dia 24.12.1989),

"Rússia se alimentará de Mim e beber-Me-á com grande amor, louvando-Me. Minha Rússia será o exemplo vivo de nosso tempo e das gerações futuras, por sua Grande Conversão" (Mensagem dos dias 13-14.11.1989).

Para grande alegria de todos aqueles que confiam e esperam na realização de Sua Mensagem, a Rússia, finalmente, começa a apresentar sinais de conversão, tornando-se mesmo um exemplo para os países considerados Católicos mas que, na verdade, estão descritianizando sua população, mais interessados em implantar cultura de morte, como a legalização do aborto e outras aberrações, a oferecer "uma sólida estrutura moral e ética", só encontradas em Deus. A Rússia, hoje, começa a andar na contra-mão do mundo, mas não mais para um ateísmo perverso, e sim rumo a um verdadeiro Cristianismo.

Vamos esperar que Jesus cumpra Sua Promessa, ressuscitando a Rússia, levando-a ao seu apogeu de Santidade, colocando Sua Mão sobre ela para aquecer os corações arrefecidos, fazendo-os reviver. Erguendo-a do silêncio da morte e do seu mundo de trevas, para um Mundo de Paz e Luz, levando-a a manifestar, com um grande grito, a sua alegria ao ver o seu Salvador perto dela.

"Oh! Rússia! Minha Rússia! Eu, o Senhor, amo-te! Como chorei, ao ver-te morta! Derramei tantas e tão amargas lágrimas de tristeza por ti, bem-amada, quando te perdi, e todo o Céu estava de luto por ti. Porquê, porquê, amada Minha, Me rejeitaste, trespassando, assim, o Meu Coração cheio de amor e de Ternura?" (Mensagem do dia 11.3.1988).

Você segue o Caminho de Deus?

Os apelos de Deus à conversão estão a ser dados em todos os cantos do mundo, se multiplicando ainda mais. Em uma das Mensagens de A Verdadeira Vida em Deus, Nossa Senhora revela que Seu Coração está cheio de pena, porque muitos de nós parece não compreender a urgência desse chamado, e nos leva a uma reflexão: estamos realmente convertidos e seguindo o Caminho de Deus? É necessário meditar e examinar nossa consciência.

Não basta apenas rezar e acreditar em Deus. Como explica Nossa Senhora, estar convertido é agradar a Deus e manter-se em contemplação profunda com Ele. Estar convertido quer dizer ser santo e viver em santidade. É fazer a Paz com Deus e amá-Lo com toda a alma.

"Vivei em Cristo, purificai-vos e abri-Lhe inteiramente o coração, para que Jesus vos cure. Estar convertido é desejar estar com Deus, é desejá-Lo com todo o coração. Muitos esquecem-se de que o maior dom espiritual é o amor. Eu lembro-vos, uma vez mais, o maior Mandamento de Jesus: "Amai-vos uns aos outros como Eu vos amo". Dai-Me prazer e vivei as Nossas Mensagens; sede os nossos pequenos porta-vozes e espalhai as Nossas Sementes por toda a parte. Aqueles que têm ouvidos, ouçam. Dai-vos conta da urgência das Nossas Mensagens, ", diz Nossa Senhora.

Mensagem do dia 12.05.1989