Santa Teresa e A Verdadeira Vida em Deus: como rezar de verdade?

Numa belíssima inspiração de Deus, Santa Teresa de Jesus, doutora da Santa Igreja, compara a nossa alma a um castelo, feito de um só diamante ou de limpidíssimo cristal, onde existem muitos aposentos, assim como no Céu há muitas moradas.  No centro dele está a morada principal, onde se passa as coisas mais secretas entre Deus e a alma. 

A obra de Santa Teresa nada mais é que um maravilhoso convite a entrar no mais íntimo deste castelo que é a nossa alma, a fim de que consigamos, finalmente, viver verdadeiramente em Deus. E a porta de entrada para esta aventura, de acordo com a Santa, chama-se: oração. Mas não qualquer oração, e sim uma oração-meditação, que saia do coração e não apenas dos lábios.

Vejamos o que diz exatamente Santa Teresa sobre isso (grifos nossos):

"Pelo que entendo, a porta para entrar neste castelo é a oração, a meditação. Não digo oração mental mais que vocal. Para ser oração é necessária a reflexão. Não chamo oração mexer com os lábios sem pensar no que dizemos, nem no que pedimos, nem quem somos nós, nem quem é Aquele ao qual nos dirigimos. (..) O costume de falar à Majestade de Deus como quem fala a um estranho, dizendo o que lhe vem à cabeça, sem reparar se está certo, por ter decorado ou repetido muitas vezes, - a isso não tenho em conta de oração." (Castelo Interior ou moradas, ed. Paulus p.22)

Agora, vejamos o que Jesus fala nas Mensagens de A Verdadeira Vida em Deus: 

"Vassula, a oração não tem sentido se não vem do coração. (...) No teu pedido Eu devo sentir o amor que brota do fundo da tua alma, que Me deseja, que Me ame e que pensa em cada uma das palavras que diz. Cada oração dita apenas com os lábios é tão vã como um grito numa sepultura" (AVVD 30 de setembro de 1986); "De que Me servem suas orações proferidas apenas com os lábios?" (AVVD 16 de maio de 1989).

Em A Verdadeira Vida em Deus, Jesus fala claramente que, através destas Mensagens, Ele vem com um martelo para quebrar nossas imperfeições e que está no Seu caminho para o lugar mais íntimo, a Sua Morada! E nos ensina, portanto, que única oração que Lhe agrada é a do coração!

Quem lê o Castelo Interior e, em seguida, as Mensagens de AVVD reconhece instantaneamente que é o Mesmo Senhor que nos fala; por meio de instrumentos diferentes, mas o Mesmo Espírito que ilumina e atinge o nosso coração; que nos mostra um itinerário espiritual que precisamos percorrer até chegarmos ao mais elevado grau de oração.

Se Santa Teresa fala em moradas de um castelo que precisamos ir passando de uma a uma, Jesus fala em AVVD de um deserto que pode ser transformado em jardim e que pode ser ainda transformado em um paraíso onde Ele possa vir e habitar. Ambos são degraus que devemos subir até atingirmos a perfeição!


Nenhum comentário:

Postar um comentário