Em algumas passagens de A Verdadeira Vida em Deus, Jesus nos adverte a não forçar os outros a acreditarem nas Mensagens.
Com isso, além de reconhecer nossas limitações, evitamos qualquer possibilidade de cedermos à arrogância e falta de caridade com nosso irmão.
Do contrário, não só estaríamos dando contra-testemunho da VVD, mas estaríamos, inclusive, em desobediência à Igreja, já que ela também nos instrui sobre o diálogo que deve existir em matéria religiosa, guiado pelo seu fim natural: o Amor de Cristo pela salvação eterna dos homens. Os documentos da Igreja são bastante enfáticos:
"A Igreja proíbe severamente obrigar quem quer que seja a abraçar a fé, ou induzi-lo e atraí-lo com práticas indiscretas, do mesmo modo que reclama com vigor o direito de ninguém ser afastado da fé por meio de vexações iníquas" (Ad Gentes n.13).
"Desde os começos da Igreja os discípulos de Cristo esforçaram-se por converter os homens a Cristo Senhor, não com a coação ou com artifícios indignos do Evangelho, mas primeiro que tudo com a força da Palavra de Deus" (Dignitatis Humanae, n.11).
"A missão dos Apóstolos e sua continuação na missão da Igreja antiga permanece como modelo fundamental da evangelização para todos os tempos: uma missão frenquentemente marcada pelo martírio, como demonstra a história do último século. É o próprio martírio que dá credibilidade aos testemunhos, que não procuram poder ou ganhos, mas dão a própria vida por Cristo" (Nota Doutrinal Sobre Alguns Aspectos da Evangelização. ed. Paulinas. p. 16).
Um belíssimo exemplo de alguém que compreendeu esse ensinamento é a própria Vassula, que procura sempre ser o Eco de Jesus no mundo: "Sê Meu Eco e proclama, a cada um, a infinita Riqueza de Meu Sagrado Coração" (vol V, p. 44). E na sua obediência à Palavra do Senhor, vemos os inúmeros frutos que se apresentam: uma multidão sendo convertida!
"Toma cuidado com aquilo que ensinas. Repete apenas as palavras que Eu Mesmo te dei; não acrescentes nem tires nada, sê-Me fiel. Eu recordo-te estas coisas, a fim de que proclames Meu saber com perfeição" (vol. V, p. 65).
(O título do post foi extraído do vol. IX, p 73)
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