Desmentida excomunhão de Vassula


Retratação publicada no site infovassula
A notícia da alegada excomunhão de Vassula foi publicada em Março de 2011, no website,  enganosamente chamado pela autora, Maria Laura Pio Cafaro, de www.infovassula.ch.

A falsa declaração também foi largamente publicada e retransmitida, em particular pela mídia ligada à Igreja, contestando, desta forma, a honra e a boa reputação de Vassula Rydén e da Fundação A Verdadeira Vida em Deus.

Maria Laura Pio Cafaro agora emitiu a seguinte retratação e pedido de desculpas seguindo os procedimentos legais no Tribunal Civil da Bélgica.

RETRATAÇÃO FORMAL: O documento do Patriarcado não é um decreto de excomunhão da Sra. Rydén.

Entre 24 de março e 14 de abril de 2011, este website postou informação que foi publicada por vários sites Ortodoxos, declarando que o documento do Patriarcado Ecumênico de Constantinopla, datado de 16 de Março de 2011, era uma excomunhão formal da Sra. Rydén. Esta informação revelou-se falsa. Somente em 14 de abril de 2011, tomei conhecimento dos argumentos canônicos que colocaram em dúvida esta interpretação, uma vez que o documento não parecia ser o resultado do procedimento canônico requerido para uma excomunhão formal. Eu, portanto, retifiquei imediatamente o artigo. Lastimei grandemente este erro, porque minha intenção é sempre dar a informação correta.
Maria Laura Pio – 27 de fevereiro de 2012

Esta retratação e pedido de desculpas foram pedidas e dadas, devido ao grave dano causado à boa reputação e integridade de Vassula Rydén e da Fundação A Verdadeira Vida em Deus provocada pela caluniosa e inverídica declaração publicada por Maria Laura Pio Cafaro e aqueles que também enganaram seus leitores e audiência no mesmo sentido, em particular:
  • Monsenhor Denis Lecompte, Coordenador nacional de “Pastorale, Nouvelles Croyances et Dérives sectaires”, França
  • Pe. François-Marie Dermine, Itália, em seu programa: “Carismatici, sensitivi e medium”, na Radio Maria Worldwide
  • Sr. Roland Noé, editor chefe do site Kath.net, na Alemanha
  • Jornal Sueco Kyrkans Tidning and Världen Idag
  • e outras pessoas e organizações os quais ainda não estamos informados.
As declarações de Monsenhor Lecompte e do Pe. François-Marie Dermine foram largamente publicadas e repetidas em círculos clericais, particularmente na Igreja Católica Romana até o nível das Conferências Nacionais dos Bispos.

Por terem enganado tão gravemente sua audiência ao redor do mundo, e por terem no processo lesado sua própria credibilidade, todas essas pessoas são convidadas a imitar o ato de Maria Laura Pio Cafaro e publicar um pedido de desculpas a sua audiência e leitores.

A presente declaração de esclarecimento é emitida e publicada pela Fundação A Verdadeira Vida em Deus, em nome de Vassula Rydén.

A pergunta agora é: será que os autores de blogs e sites que fizeram questão de divulgar essa calúnia vão ter agora o bom senso e a educação de divulgar também essa retratação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário